Sábado, 15 de dezembro de 2018
89 98106-9327
Galeria

20/09/2018 ás 09h13

/

Barreiras do PI realiza mobilização conta o suicídio

A Prefeitura de Barreiras do Piauí através da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou na manhã dessa quarta-feira (19) uma passeata de conscientização abordando um dos problemas que mais atinge o mundo inteiro nos dias atuais, o suicídio. O evento foi uma iniciativa do CRAS em parceira com os demais órgãos públicos do município bem como das instituições religiosas. O objetivo é alertar a população sobre os diversos males que podem levar à morte por meio do suicídio, tendo como um dos principais a depressão, atentando para o fato de que é preciso olhar cuidadosamente para as pessoas ao nosso redor, no nosso convívio, podendo assim perceber as angústias, fraquezas, sofrimentos, sentimentos de abandono, e ao primeiro sinal estender a mão e oferecer ajuda evitando assim as mortes precoces, sobretudo entre os adolescentes. Segundo o Centro de Valorização da Vida (CVV) 32 brasileiros se suicidam por dia no Brasil, taxa superior as mortes causadas por câncer e Aids, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que 9 em cada 10 casos poderiam ser evitados.


         A passeata em alusão ao setembro amarelo iniciou-se em frente ao CRAS e percorreu as principais ruas da cidade seguindo para a praça da igreja Matriz de São Francisco, ponto de chegada. A medida que a caminhada ia avançando mais pessoas se juntavam a mesma, tornando o momento único e emocionante para todos os participantes.  O evento contou ainda com apresentações de capoeira protagonizada pelas crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e peça teatral encenada por jovens da igreja evangélica Assembleia de Deus, que também esteve presente apoiando o momento, "Combate ao Suicídio" foi o tema da mesma.


         A Assistente Social do município Germana Lurdes ressalta que o Setembro Amarelo é uma iniciativa nacional do Centro de Valorização a Vida (CVV). "A cidade de Barreiras do Piauí não poderia deixar de apoiar essa campanha, a ideia é acabar com o tabu de que falar sobre o suicídio incentiva a prática, a prevenção é um processo educativo, quanto mais falamos sobre o assunto mais prevenimos, nossa caminhada foi pela vida e todos juntos podemos sim prevenir o suicídio, uma frase que gosto muito de dizer é: quem se suicida não quer se matar e sim matar a sua própria dor; então falar é a melhor prevenção e a cada dia essa campanha se torna mais necessária "  disse Germana.


         O prefeito Maurício deu total apoio e em meio as suas tantas demandas a solucionar se fez presente prestigiando e incentivando o evento. "A Secretaria Municipal de Assistência Social de Barreiras dispõe dos mais diversos profissionais da área , psicólogos, assistentes, conselheiros sempre de prontidão pra atender todas as necessidades desse povo que tanto precisa de atenção e cuidado, precisamos estar atentos porque pessoas bem próximas a nós podem estar precisando de ajuda e quando percebermos pode ser tarde demais , sei bem o que estou falando, o assunto tem que ser discutido sim tem que ser evidenciado sim, pois só assim podemos prevenir e evitar que as pessoas continuem tirando suas próprias vidas, eu apoio a causa e estarei sempre pronto a  ajudar " declarou o Gestor à nossa reportagem.

Clique nas imagens abaixo para ampliar:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados