Sexta, 16 de novembro de 2018
89 98106-9327

28º

Min 25º Max 36º

Parcialmente nublado

Teresina - PI

às 22:30
Galeria

25/10/2018 ás 14h11

ROBSON FERREIRA

Redenção do Gurgueia / PI

Saúde de Redenção realiza o 'MANHÃ MULHER'- Uma alusão ao Outubro Rosa

A Prefeitura Municipal de Redenção do Gurgueia, através da Secretaria de Saúde realizou nesta manhã de quinta-feira (25/10) a “Manhã Mulher”, uma alusão a campanha “Outubro Rosa”, o evento aconteceu na Unidade Mista de Saúde “UMSRG”.


Participaram do evento algumas mulheres (que são o público alvo), profissionais da Saúde e ainda  a Secretária de Administração Poliana Sena, o Secretário de Saúde Edizon Ribeiro e também o prefeito Municipal Dr. Ângelo Sena (Dr.Macaxeira) que falou principalmente sobre a prevenção do Câncer de Mama. “O diagnóstico precoce ainda é a maior arma para diminuição da mortalidade pelo câncer de mama. Independente da idade, todas as mulheres devem conhecer seu corpo para saber o que é, e o que não é normal em suas mamas. A mulher precisa se observar para estar atenta a qualquer mudança nos seios” destacou Dr. Macaxeira.


       O prefeito em suas palavras ainda destacou os principais avanços que o município vem conseguindo na área da saúde, na aquisição de novos matérias para os postos de saúde da zona urbana, e também zona rural, e que em breve dará inicio a reforma do posto Hamilton Nogueira localizado na Avenida Gurgueia.


  A enfermeira Nayara falou do Outubro Rosa, que é um movimento internacional que visa ao estímulo à luta contra o câncer de mama. Ainda debateu principalmente sobre a qualidade de vida e completou falando sobre a idade que geralmente é mais frequente esse tipo de câncer e os principais sintomas da doença.


       Já a enfermeira  coordenadora do SAMU, Ariane Guerra falou sobre o autoexame de mama, onde é bastante recomendado como forma de detecção da doença, entretanto, em virtude da dificuldade de algumas mulheres entenderem a anatomia do órgão, falsos resultados eram obtidos. Nódulos pequenos podem não ser sentidos, o que pode causar a falsa impressão de que a mulher está saudável e retardar a consulta ao médico. Todavia, é importante ressaltar que o autoexame, junto a exames periódicos, pode salvar vidas.  No final, Ariane com a ajuda do Prefeito Dr. Macaxeira que é médico, fez uma demonstração de como pode ser feito o autoexame.


   A enfermeira Amanda Silveira, aproveitou para agradecer a todos e ainda esclareceu algumas duvidas das mulheres sobre questões que preocupavam as mesmas. Principalmente as formas de prevenção do Câncer de mama.  A principal forma de prevenir-se é ter uma alimentação saudável, balanceada e rica em alimentos de origem vegetal. É importante também evitar embutidos e o consumo excessivo de carne vermelha. Atividades físicas e hábitos saudáveis de vida, como não fumar nem ingerir bebida alcoólica, também ajudam a evitar a doença. No final do evento, a enfermeira Gilda fez um depoimento aos presentes. Ainda foram feitos sorteios de brinde e servido um lanche.

Clique nas imagens abaixo para ampliar:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados