Sexta, 16 de novembro de 2018
89 98106-9327

28º

Min 25º Max 36º

Parcialmente nublado

Teresina - PI

às 22:29
Galeria

31/10/2018 ás 16h28

ROBSON FERREIRA

Redenção do Gurgueia / PI

Encerramento da Campanha OUTUBRO ROSA na cidade de Redenção do Gurgueia

A Prefeitura Municipal de Redenção do Gurguéia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde está realizando atividades de mobilização com a comunidade voltada às comemorações do Outubro Rosa, iniciativa que tem como objetivo reforçar com o público feminino durante todo este mês a prevenção do câncer de mama. A palestra foi realizada nesta última tarde de terça-feira (30) em frente ao Posto de Saúde Olavo Guerra no Bairro Planaltina. 


Além de muitas mulheres (publico alvo) estiveram presente a Vereadora Ronilda Leal, a Secretária de Administração Poliana Sena, o Secretário de Saúde Edizon Ribeiro e ainda o Dr. Ricardo Xavier que foi o palestrante. Edizon Ribeiro começou suas palavras agradecendo todo o apoio que a Prefeitura Municipal vem dando, e ainda aproveitou para explicar o motivo que o Prefeito Municipal Dr. Macaxeira  não pode está presente, pois o mesmo se encontra na capital Federal em busca de mais recursos tanto para a Saúde, bem como para as outras áreas.


Dr. Ricardo agradeceu o convite feito por Dr. Macaxeira, e ainda falou quando surgiu o Câncer de Mama. “O câncer de mama é o tipo mais frequente em mulheres brasileiras. Se diagnosticado e tratado em fase inicial, as chances de cura chegam a 95%. A herança genética, a obesidade, o álcool, o fumo e o número elevado de ciclos menstruais estão entre os principais fatores que estimulam o surgimento do câncer de mama” disse Dr. Ricardo.


   Segundo Dr. Ricardo, a prevenção do Câncer de Mama 30% pode ser evitado, principalmente com atos saudáveis, atividades físicas, manter o peso adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas entre outras. O mesmo ainda lembrou que a mamografia pode ser feita a partir dos 40 anos e anualmente até os 70 anos.


   A enfermeira Cândida Sena fez uma demonstração como a mulher pode fazer o autoexame.    “O autoexame da mama é uma forma de cuidar e conhecer o corpo. Deve ser feito por todas as mulheres a partir de 21 anos de idade, sete dias depois do início da menstruação, quando as mamas se apresentam mais flácidas e indolores. Após a menopausa deve-se definir um dia do mês e realizar o exame sempre com intervalo de 30 dias. Em qualquer alteração (nódulo, retração ou coloração na pele na mama) a mulher deve procurar uma unidade de saúde” destacou a enfermeira.


Na semana passada no último dia (25) a Unidade Mista de Saúde Realizou uma  manhã de palestra com algumas mulheres com o proposto de conscientizar as mulheres sobre a prevenção do Câncer de Mama.


 Ao final da palestra foi distribuídos brindes as mulheres presentes.

Clique nas imagens abaixo para ampliar:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados