Terça, 11 de dezembro de 2018
89 98106-9327

27º

Min 22º Max 31º

Parcialmente nublado

Teresina - PI

às 09:34
Geral

22/09/2018 ás 06h35

REDAÇÃO

Bom Jesus / PI

Ministério da Saúde coloca o PI entre os 6 estados com mais casos de suicídio
O desemprego e violência contra a mulher estão entre as principais motivações
Ministério da Saúde coloca o PI entre os 6 estados com mais casos de suicídio
O Piauí está entre os estados onde houve o maior aumento em casos de suicídio do Brasil, explicaram especialistas do Ministério da Saúde em coletiva técnica sobre o tema, tratando da prevenção desses óbitos. A divulgação dos dados aconteceu na manhã desta quinta-feira (20/09), na sede do órgão do Governo Federal, em Brasília.

Os estados de Sergipe, Ceará e Goiás têm as maiores taxas por 100 mil habitantes de suicídio. O Piauí, entre 2007 e 2016, teve um aumento de 48,8% nos casos óbito autointoxicação por homens, estando entre os estados onde houve o maior crescimento nesses casos, junto com o Maranhão (58,8%) e Rondônia (120%).


R$ 1,4 MILHÃO PARA ESTADOS


Pensando na prevenção, o Ministério da Saúde identificou e destinou R$ 1,4 milhão aos seis estados com mais tentativas de suicídio do Brasil, incluindo o Piauí. Os demais são: Roraima, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As medidas dessa verba são integradas e envolvem a promoção de saúde, vigilância, gestão e cuidado para prevenir as mortes.


“Esses dados mostram que eu tenho que investir mais nesses estados onde houve o crescimento desses casos de suicídio, ao longo desses anos”, explicou uma especialista do Ministério da Saúde. Segundo a apresentação, as mulheres são as que mais tentam suicídio por intoxicação, normalmente por medicamentos. Homens, por outro lado, intoxicam-se com substâncias mais tóxicas.


O levantamento ainda destaca que trabalhadores agropecuários e indígenas são os que mais morrem por suicídio. O mesmo dado aponta que o Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) reduz em 14% esse tipo de óbito. Neste contexto, há mais mortes na região Sul, enquanto a Nordeste tem a menor taxa.


DESEMPREGO E VIOLÊNCIA DE GÊNERO


O desemprego e violência contra a mulher estão entre as principais motivações às tentativas de suicídio, segundo os especialistas do Ministério da Saúde. No Piauí, há o serviço do Centro de Valorização da Vida (CVV), associação civil sem fins lucrativos que presta serviço gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que precisam conversar, sob o total sigilo e anonimato.


Por meio do telefone 188, os interessados podem fazer ligações sem custos, além de existir os canais de bate-papo pela Internet, para desabafos com os voluntários. Clique aqui para ter acesso ao site do Centro de Valorização da Vida! Só em 2018, o Ministério da Saúde espera receber pelo menos 2 milhões de ligações em todo o Brasil.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados