domingo, 22 de julho de 2018
89 98106-9327

31º

Min 22º Max 34º

Muito nublado

Teresina - PI

às 17:40
Polícia

18/06/2018 ás 16h08 - atualizada em 20/06/2018 ás 08h35

Redacao

Bom Jesus / PI

Operação apreende esmeraldas em garimpo clandestino de Gilbués
O garimpo funcionava às margens do Riacho Marmelada.
Operação apreende esmeraldas em garimpo clandestino de Gilbués

Um garimpo clandestino de pedras preciosas foi desativado em Gilbués na última sexta-feira(15). Na operação, sete garimpeiros foram conduzidos à delegacia e apreendidas várias pedras preciosas, entre elas, esmeraldas. A ação contou com policiais rodoviários federais, civis e representantes das Secretarias do Meio Ambiente (Semar) e da Fazenda (Sefaz).


O garimpo funcionava às margens do Riacho Marmelada, na zona rural de Gilbués. Os garimpeiros eram de outros estados do Brasil e foram detidos por extração ilegal, além de terem sido multados e instaurado procedimento administrativos de competência da Semar.
 
A multa ao responsável pelo garimpo foi de R$ 40mil, além da área ter sido embargada e dos equipamentos e ferramentas terem sido apreendidos.


"A exploração era clandestina porque não tinha autorização da União e também não tinha uma licença da Secretaria de Meio Ambiente", disse o delegado João José, da Delegacia de Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Relações de Consumo (DECCOTERC).


"Foram detidas pessoas do Pernambuco, Minas Gerais, não tinha ninguém do Piauí", informou o fiscal da Semar, Renato Nogueira. "No momento da operação, eles estavam com esmeraldas, cristais de quartzo e ametista. Eles estavam garimpando para encontrar diamentas, mas no momento não tinha nenhum em poder deles", completou Renato Nogueira.


A DECCOTERC vai continuar a investigação de garimpo clandestino na região. "Colhemos a oitiva dos apreendidos e baixamos uma portaria para abrir um inquérito porque temos informações de que a extração lá é bem mais abrangente”, finalizou o delegado João Jos

Clique nas imagens abaixo para ampliar:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Gilbués-PI

Gilbués-PI

Blog/coluna Notícias da cidade.
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados