domingo, 22 de julho de 2018
89 98106-9327

31º

Min 22º Max 34º

Muito nublado

Teresina - PI

às 17:38
Municípios

21/06/2018 ás 08h39 - atualizada em 24/06/2018 ás 09h44

Redacao

Bom Jesus / PI

Sebastião Barros-PI tem mais eleitores que habitantes, revela pesquisa
No Piauí são dez municípios na mesma situação.
Sebastião Barros-PI tem mais eleitores que habitantes, revela pesquisa

Um estudo realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) mostra que o Piauí possui dez cidades com mais eleitores do que habitantes. Na lista aparecem Nazária, Novo Santo Antônio, Aroeiras do Itaim, Jatobá do Piauí, São Félix do Piauí, Coivaras, Pau D'Arco do Piauí, Sebastião Barros, Bocaina e Miguel Leão.


Das cidades piauienses a maior discrepância foi registrada em Nazária, que possui um eleitorado de 10.168 pessoas e população de 8.425 habitantes, totalizando uma diferença de 1.743 pessoas. No caso de Sebastião Barros com eleitorado de 3.739 pessoas e população de 3.421 habitantes, uma diferença de 318.


Em todo o Nordeste, segundo a CNM, em 52 cidades há mais eleitores que habitantes. O Rio Grande do Norte é o estado que apresentou mais cidades, seguido da Paraíba com, respectivamente, 16 e 12 municípios. 


De acordo com o estudo, a explicação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as discrepâncias consiste na distinção entre domicílio eleitoral e domicílio civil. Enquanto o chamado domicílio civil é mais restrito por limitar-se à residência na qual se anseia permanência definitiva, o domicílio eleitoral é aplicado de forma mais flexível, abarcando a localidade na qual o eleitor comprova residência acrescida de envolvimentos afetivos, familiares e sociais. Dessa forma, é possível o cidadão morar em uma cidade e votar em outra, sem que isso se configure fraude. 

Clique nas imagens abaixo para ampliar:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Sebastião Barros-PI

Sebastião Barros-PI

Blog/coluna Notícias da cidade.
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados