28/06/2018 ás 10h22 - atualizada em 02/07/2018 ás 20h47
REDAÇÃO
Bom Jesus / PI
A Câmara Municipal de Cristino Castro recebeu, à unanimidade, no dia 13 de abril deste ano denúncia que pede a cassação do prefeito Dr. Manoel Pereira de Sousa Júnior (PSB).
A denúncia foi formulada pelo ex-prefeito Zacarias Dias dos Santos e aponta, dentre outros itens, a contratação irregular de pessoas para a limpeza pública; descumprimento de lei municipal que instituiu cores padrões nos prédios públicos; suspeita de recebimento de diárias duplas e outros, no início eram 15 denúncias, a Câmara arquivou 8 e ficaram apenas 7.
Uma Comissão Processante foi instalada e seguiu com a organização e execução de etapas do processo. No entanto, hoje, quinta-feira dia 28 de junho, o juiz da Comarca de Cristino Castro, NAURO THOMAZ DE CARVALHO, concedeu um MANDADO DE SEGURANÇA em favor do prefeito, sua assessoria jurídica conseguiu adiar a sessão de cassação que estava prevista, no despacho, o juiz ainda pede que a Câmara lhe preste informações do processo, bem como documentações.
O mandado de segurança foi liberado por volta das 10:50hs de hoje, o Portal B1 teve acesso exclusivo à informação no momento exato da entrega ao presidente da Comissão, vereador Asteclides.
SESSÃO DIA 04/07
A sessão estava prevista para acontecer na próxima quarta-feira dia 04 de julho, com o despacho, fica a mesma adiada até que a Câmara preste os esclarecimentos à Justiça. Na sessão seria votado o pedido de cassação, tendo em vista que a comissão já havia encerrado o seu relatório. Além de Asteclides, os vereadores Flávio e Francisca fazem parte da mesma, relator e secretária, respectivamente.
VEJA ABAIXO alguns dos pontos que o juiz destacou:
DESPACHO: 'Repiso que a liminar aqui deferida tem por finalidade evitar prejuízo à ordem política e social do município de Cristino Castro, sem que constitua qualquer pronunciamento favorável ao mérito deste Mandado de Segurança, o qual ficará relegado para momento posterior, após a apresentação das necessárias informações pelas partes apontadas como coatoras'.
DESPACHO: Aduz que a denúncia apresentada pelo Sr. Zacarias Dias dos Santos, listou uma série de fatos supostamente ilícitos, sem, no entanto, articular uma narrativa coerente ou mesmo especificar quais supostas infrações político-administrativas teriam sido cometidas pelo impetrante.
DESPACHO: A denúncia recebida pela Câmara em 11/04/2018 foi posta em votação, no dia 13/04/2018, sem a regular inclusão na ordem do dia, tendo os vereadores votado pelo prosseguimento.
Portal B1 - O Portal do Extremo Sul do Piauí
Cristino Castro-PI
Blog/coluna Notícias da cidade.Há 1 hora
Com risco 'iminente' de rompimento, barragem pode inundar cidade no PiauíHá 2 horas
Quadrilha fortemente armada arromba banco e metralha viaturas da PMHá 16 horas
Vaga de emprego no Palace Hotel de Bom JesusHá 20 horas
Dr. Macaxeira acompanha 1º dia de aula da rede municipal de ensinoHá 23 horas
Prefeitura de Redenção concluí construção de bueiro na comunidade Cupins