Preços baixos é na loja ASTRO-REI de Bom Jesus, realize o seu sonho agora mesmo...
Dr. Máximo Guerra
Anúncio
SANTA FILOMENA-PI

Câmara apoia proposta de transporte de calcário em caminhões elonados

Proposta apresentada pelo vereador Tony Santos de Santa Filomena-PI.

11/03/2019 22h00Atualizado há 3 meses
Por: REDAÇÃO

Uma proposta apresentada pelo vereador Tony Santos, no plenário da Câmara Municipal de Santa Filomena, estado do Piauí, visa indicar aos transportadores de calcário que trafegam pela região do Povoado Matas e outras regiões do município, a importância do cumprimento da norma estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio da Resolução nº 441/2013, que objetiva evitar o derramamento de cargas nas vias e, consequentemente, prevenir acidentes e danos a outros veículos e pedestres.

A resolução vale também para o transporte de cargas como cereais, areia, minério, fertilizantes, entre outros. Segundo a Resolução do Contran, quem não respeitar a regulamentação e transportar cargas a granel sem o devido enlonamento cometerá uma infração grave e receberá multa de R$ 127,69, além de perder cinco pontos na carteira de habilitação e ter o veículo retido para regularização.

O objetivo é evitar o derramamento de cargas nas vias e, consequentemente, prevenir acidentes e danos à saúde pública, como é o caso do calcário que pode prejudicar a saúde dos munícipes que residem nestas regiões. “A proteção com lonas é uma solução benéfica para o transportador, para os demais motoristas e, sobretudo, para evitar maiores complicações”.

De acordo com a resolução, as cargas deverão estar totalmente protegidas por lonas e cumprir os seguintes requisitos: possibilidade de acionamento manual, mecânico ou automático; estar devidamente ancorados à carroçaria do veículo; cobrir totalmente a carga transportada de forma eficaz e segura; estar em bom estado de conservação, de forma a evitar o derramamento da carga transportada.

A proposta foi apresentada na manhã desta segunda feira, 11 de março e recebeu o apoio dos demais vereadores da Casa de Leis. Para elevar o tom da conscientização junto aos proprietários das empresas e dos caminhões, o vereador Tony Santos propôs o envio de ofício aos mesmos, para que sejam tomadas as providências de acordo com a Lei.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.