domingo, 21 de abril de 2019
89 98106-9327
Geral

15/04/2019 ás 18h01 - atualizada em 15/04/2019 ás 21h54

João Victor

Bom Jesus e Região / PI

Semana Santa: Igreja Senhor Bom Jesus da Lapa de Redenção
Fiéis católicos celebram o Mistério Pascal, a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.
Semana Santa: Igreja Senhor Bom Jesus da Lapa de Redenção

Há que se entender que, se toda semana, essa é de maior intensidade de oração, reflexão, despojamento, desnudamento do nosso próprio eu, e retiro interior, a igreja nos convida a não tão somente, fazer um memorial da Paixão Morte e Ressurreição de Cristo, mas também, uma atualização dos últimos momentos de Jesus de Nazaré. É na oração constante, que se faz a essa atualização. Por isso, a semana santa, não se trata de uma simples recordação. Esse é o momento primordial de encontro com o Cristo ressuscitado, onde o Mistério Pascal é celebrado na sua globalidade. A liturgia da semana santa, não é um simples jogo de representação teatral, mas atualiza o único Mistério Pascal.


DOMINGO DE RAMOS:


Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém num jumentinho. As pessoas cantavam “Hosana” que em hebraico quer dizer: “salva-nos!”


Os ramos e os mantos eram usados para acolher o rei depois da vitória na terra; A cor vermelha indica a paixão do Senhor, os ramos verdes são sinais de alegria e vitória de Jesus Cristo  A procissão significa o avançar, ou seja, as pessoas caminham em direção a Deus.


SEGUNDA, TERÇA E QUARTA:


Nesses dias não há celebração litúrgica especial, mas nas comunidades paroquiais é costume realizarem procissões, vias-sacras, celebrações penitenciais. Evangelho nesses dias, buscam  intimidade de Jesus com seus discípulos/ amigos e a visita em Betânia preparação da última ceia. 


QUINTA- FEIRA CEIA DO SENHOR:  LAVA-PÉS.


A missa da Santa Ceia do Senhor faz memória à ultima ceia de Jesus com os apóstolos. Essa tradição encontra-se em Jerusalém ainda no século V. Nesse dia, os fiéis católicos, são convidados a agradecer a Deus pelos dons Eucaristia, sacerdócio e do mandamento novo.  Os fiéis são, portanto, despertados adorar Jesus com mais intensidade,  rezar pelas vocações, revisar a própria vida para amar mais (o lava pés) Neste dia, também, celebra-se a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio ministerial.


Além do lava-pés, outros rituais compreendem o ritual da quinta feira santa:   


Gesto da transladação do Santíssimo


Indica que Cristo não pode ser encontrado da mesma forma que antes, isto é, antes de sua traição, morte e ressurreição. Os fiéis são exortados a permanecerem em vigília, comemorando a vigília de Cristo no jardim das Oliveiras ( Mt.:26- 38 Permanecei aqui e vigiai comigo)


Gesto de desnudação do altar:


Lembra-nos o desnudamento de Cristo, (onde Jesus é despojado de suas vestes) n nos conduzindo a um clima de recolhimento.  As cruzes são cobertas com mantos vermelhos ou roxos e o altar pode ser decorado ao seu redor (pães, uvas..) No ofertório a comunidade pode fazer doação de alimentos como sinal de serviço aos irmãos e mandamento do amor. Não há benção final porque a celebração só termina no sábado santo.


SEXTA FEIRA SANTA


A igreja se recolhe no silêncio, na oração e na escuta da palavra divina. Neste dia não há missa. À tarde acontece a Celebração da Paixão e Morte de Jesus com a proclamação da Palavra, a oração universal a adoração da Cruz e a distribuição da Sagrada Comunhão. É a maior demonstração de entrega de Deus. A oração é sinal de que a morte de Jesus é uma entrega à toda humanidade sem nenhuma distinção.  A veneração da cruz,  é o  reconhecimento do valor do dom total e sacrifício de Jesus . O fato de ser um dia de recolhimento e silêncio não quer dizer que seja um dia triste, pois a cruz é sinal de vitória.


A prostração e silêncio representam: o respeito diante do mistério da morte de Jesus e a tristeza dolorosa da comunidade cristã. É um dia de solidariedade  dia de ajudar as pessoas e dia de fazer as pessoas identificar seu sofrimento com o sofrimento de Cristo


SÁBADO SANTO: Meditação e silêncio vigília em honra ao Senhor


Essa é a mãe de todas as vigílias, pois é nessa vigília pascal que os fiéis seguem a advertência do Senhor ( Vigiai) tomam nas mãos velas acesas e ficam como a espera do Senhor para que ao voltar os encontre vigilantes. É de contemplação à Ressurreição. É a celebração da vida renovada em Cristo Ressuscitado, pois Jesus é a luz que dissipa as trevas. As leituras da liturgia dessa dia, mostram a ação de Deus que continua sua aliança


DOMINGO DE PÁSCOA:


É a maior festa cristã, pois celebra-se a vitória da vida sobre a morte: a Ressurreição, onde somos convidados a  nos alegrar porque Jesus ressuscitou e a morte não tem mais poder sobre a vida Jesus é vida nova.


O que precisamos ressuscitar em nós? Que sinais de morte que precisam dar sinais de vida


SIMBOLOS DA PÁSCOA


O cordeiro: é símbolo mais antigo da Páscoa, relembra o sacrifício realizado pelos os israelitas no primeiro dia da páscoa como símbolo da libertação do Egito


Ovos da Páscoa: simboliza uma nova vida, vida que está para nascer


Coelhos: É o símbolo da fertilidade, animais que reproduzem com facilidade em quantidade, representa a capacidade da igreja produzir novos discípulos e espalhar pelo mundo a mensagem de Cristo


Pão e Vinho: Lembram que Jesus é o pão vivo e o vinho novo que sustentam a nossa vida.


Peixe: Em grego, peixe é ICTUS, as iniciais de “Iesus Christós, TheosUiós, Soter”. Que traduzido significa: Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador. Por isso, os primeiros cristãos usavam o peixe como símbolo de sua fé.  


Círio pascal: O grande Círio pascal simboliza o Cristo Jesus Ressuscitado, radiante de glória, vida nova. Nós cristão dizemos que  “Cristo é a luz dos povos


Girassol: É uma flor que está sempre voltada para o sol. Representa nossas vidas que deve estar sempre voltada para Cristo ressuscitado. Jesus é o sol


Que nessa semana possamos refletir e questionar: Que sinais de morte, queremos transformar em sinais de vida e que sinais de trevas queremos transformar em sinais de luz em nossa vida?


Texto: Por Edivaldo


Igreja católica de Redenção do Gurgueia-PI

Clique nas imagens abaixo para ampliar:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Redenção do Gurgueia-PI

Redenção do Gurgueia-PI

Blog/coluna Notícias da cidade.
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados