‘Dia de Responsabilidade Social’ é promovido pela UNOPAR

Kamila Vargas é o Polo em Bom Jesus-PI

Por João Victor (89)98106-9327 e 3562-2279 02/10/2017 - 11:26 hs
Foto: João Victor/Portal B1

A Escola Técnica Kamila Vargas, polo presencial da UNOPAR em Bom Jesus, realizou na noite da última sexta-feira (29), a “Campanha de Responsabilidade Social”, evento realizado no Janu Eventos que contou com palestras e uma peça teatral. A iniciativa que faz parte das ações desenvolvidas pela instituição que apoia a campanha do “Setembro Amarelo”, Mês Internacional da Prevenção ao Suicídio.

Primeira palestrante da noite, a Psicóloga Jhenifer Araújo apresentou dados preocupantes sobre o suicídio em todo o mundo, destacando que apesar de a prevenção ser possível, o tema ainda é um “tabu” na sociedade, e que, portanto, precisa ser mais discutido para desconstituir o enigma formado em torno do suicídio.

A psicóloga também expôs outros pontos, como os mitos e fatos sobre o suicídio, como identificar uma pessoa em risco de suicídio, as formas de prevenção e como ajudar os mesmos.

Ao Portal B1, Jhenifer Araújo disse que ações como a Campanha de Responsabilidade Social promovida pela UNOPAR são muito importantes para que o tema seja cada vez mais discutido.

“É preciso que as empresas, universidades e os órgãos públicos realizem ações como essa para que possamos quebrar esse tabu, precisamos falar mais sobre o suicídio para que assim ele possa ser prevenido”, disse.

Outra palestrante do evento, a Assistente Social Lúcia Teixeira lembrou que são muito complexos os motivos que levam alguém a cometer suicídio, mas que muitas vezes, a ausência da família ajuda bastante.

Por fim, Aline Lunardi, tutora do curso Tecnológico em Segurança no Trabalho, ministrou uma palestra sobre comunicação e relacionamento interpessoal.

Participaram ainda a Diretora do polo Kamila Vargas, Belaniza Silva; os tutores da instituição Renato Baião, Eronilda Pereira e Vanessa, além de alunos e convidados.

Na manhã de sábado (30), foi realizado uma caminhada pelas ruas do Centro da cidade, com distribuição de panfletos, que tinha como objetivo a conscientização da população quanto ao suicídio.