Projeto Dom Hélder Câmara é implantado na região de Bom Jesus

Projeto beneficiará agricultores familiares de 8 cidades.

Por João Victor (89)98106-9327 e 3562-2279 04/12/2017 - 18:30 hs

O EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí, através do Coordenador Regional da Região de Bom Jesus, o Eng. Agrônomo Anderson Setúval, realizou na manhã do dia 30/11/2017, Juntamente com equipe técnica do Emater – Estadual, no plenário da câmara municipal de vereadores, em Bom Jesus, uma  reunião com parceiros, como, CMDRS ( Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável), STTR, CRAS e lideranças locais, para apresentação do Projeto Dom Hélder Câmara, que visa implementar as ações de ATER – Assistência Técnica e Extensão Rural, na região, por meio da promoção do desenvolvimento rural sustentável com foco na geração de trabalho e renda, para agricultores familiares em situação de extrema pobreza.

O programa que apresenta como proposta, a nova ATER, é financiado pelo governo federal através da ANATER, Agencia Nacional Assistência Técnica Rural, que em parceria com o projeto Dom Helder Câmara, será executado pelo Governo do Estado através do (EMATER) - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural.

Os beneficiários terão acompanhamento técnico através do EMATER, visando desenvolvimento de projetos produtivos, que terão como fomento valor de R$ 2.400,00, por família, em setores voltados tanto para atividades agropecuária, como demais atividades não agrícolas, serão realizados cursos e capacitações visando qualificação dos envolvidos. Em Bom Jesus, serão atendidas 42 famílias, conforme critérios de seleção estabelecidos pelo projeto. Para Anderson Setúval, esta é uma ótima oportunidade para aquelas pessoas que precisam de um apoio para mudar sua realidade, pois mais que o fomento de projetos, as parcerias firmadas irão garantir também inclusão socioeconômica dos beneficiários por meio de acesso a políticas de públicas, que propiciam minimizar aspectos relacionados a vulnerabilidade social das famílias. 

O projeto terá vigência de 3 anos, e será executado em mais 7 municípios da macrorregião de Bom Jesus, sendo: Cristino Castro, Santa Luz, Palmeira, Redenção do Gurguéia, Currais, Manoel Emídio e Alvorada do Gurgueia, cada município contará com a presença de um técnico local e mais equipe de apoio sediada no EMATER/Estadual, em Teresina–PI.