Diocese de Franca/SP esteve na sua Diocese-Irmã: Bom Jesus

Visita missionária a quatro paróquias: Alvorada, Palmeira, Cristino Castro e Santa Luz.

Por REDAÇÃO B1 03/02/2018 - 07:42 hs

Por coordenadora do COMIDI de Franca-SP.

Dos dias 03 a 24 de janeiro 13 missionários (10 seminaristas da Teologia, 1 diácono permanente com a esposa e 1 leiga coordenadora do COMIDI) da Diocese de Franca/SP estiveram na sua Diocese-Irmã: Bom Jesus do Gurguéia/PI para uma visita missionária a quatro paróquias (Nossa Senhora Aparecida (Alvorada do Gurguéia), Nossa Senhora das Mercês (Palmeira do Piauí), Divino Salvador (Cristino Castro) e São Francisco de Assis (Santa Luz) e diversas comunidades.

Nos primeiros dias os missionários ficaram na cidade sede da diocese, Bom Jesus, e foram acolhidos por Dom Marcos Antônio Tavoni (bispo diocesano) e tiveram formação com Dom Esmeraldo Barreto (bispo auxiliar de São Luis do Maranhão e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB) e com Dom Eduardo Zielski (bispo de São Raimundo Nonato/PI e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária do Regional Nordeste IV) podendo partilhar deste momento com os seminaristas do COMISE (Conselho Missionários de Seminaristas - formado por seminaristas do Piauí e da Amazônia) que também fizeram Missão na Diocese neste mês de janeiro, porém em outra região.

A acolhida em cada uma das cidades foi muito carinhosa. Os missionários ficaram poucos dias em cada paróquia/comunidade, mas foi o suficiente para conhecer um povo muito acolhedor e de muita fé, com um belo testemunho de vida e de religiosidade, que todos esperam voltar com mais tempo em cada lugar para conhecer mais e melhor.

A Missa de Encerramento foi na Paróquia São Francisco de Assis em Santa Luz, que é onde está o Pe. José Manoel (da Diocese de Franca que está há 11 anos em missão na Diocese-Irmã) com a presença de Dom Marcos, dos padres das paróquias onde passaram e do povo de Deus que foi louvar a agradecer a Deus pelo tempo tão abençoado de amizade e partilha.

A viagem durou seis dias (três para ir e três para voltar), pois houve paradas para dormir Planaltina/DF e em Barreiras/BA e serviu para a partilha, união e confraternização dos missionários que voltaram para suas casas felizes e animados para mais um ano na presença de Deus tendo sempre na mente e no coração essa Igreja em Saída que vai ao encontro do próximo para partilhar do grande amor que Deus.