Sábado, 20 de outubro de 2018
89 98106-9327

32º

Min 23º Max 38º

Muito nublado

Teresina - PI

às 21:39
Política/Eleições

01/08/2018 ás 16h59 - atualizada em 02/08/2018 ás 15h21

JEFERSON FERREIRA

Corrente / PI

Ciro Nogueira garante equipamentos para realização de cirurgia cardíaca no HGV
Atualmente esse procedimento é feito apenas no Hospital Universitário.
Ciro Nogueira garante equipamentos para realização de cirurgia cardíaca no HGV

Um sonho de quase uma década agora se aproxima da concretização. O Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina, vai receber equipamentos para a realização de cirurgias cardíacas, suprindo a demanda para esse tipo de procedimento no Piauí, cuja fila de espera soma mais de 100 pacientes. O senador Ciro Nogueira (Progressistas) esteve, nesta quarta-feira (25), no ministério da Saúde, onde participou da assinatura da nota de empenho para aquisição dos aparelhos por parte do hospital. Estão garantidos R$ 3,7 milhões para a compra do material. Com isso, o Piauí ganha uma nova opção para a realização desse tipo de procedimento, que é feito atualmente apenas no Hospital Universitário.


Ciro explicou que já há 9 anos o HGV conta com estrutura e espaço destinados às cirurgias cardíacas, mas não possui os equipamentos necessários. Diante desse quadro, o senador visitou o hospital e, posteriormente, se reuniu com o ministro Gilberto Occhi para solicitar a liberação de recursos para a aquisição desses aparelhos, que agora estão garantidos. Serão 215 equipamentos para o centro cirúrgico e o cuidado intensivo do hospital. Atualmente, há pacientes que já estão há mais de 3 meses na fila de espera.


“Já colocamos muitos recursos para o estado, mas nada me emocionou tanto quanto essa liberação. Fico muito feliz de podermos garantir mais essa conquista para a saúde no Piauí”, comemorou Ciro.


A diretora do HGV, Fátima Garcêz, também esteve presente na assinatura e agradeceu ao ministro e ao senador pela rápida atuação para solucionar essa demanda. “Só quem está lá sabe o sofrimento desses pacientes que precisam que esse serviço funcione. Muito obrigado por essa sensibilidade e pela rapidez. Estivemos aqui pela primeira vez em maio e já tivemos nossa demanda atendida”, afirmou.


O presidente da Fundação de Saúde do Estado do Piauí, Rafael Neiva, que participou da reunião, afirmou que é difícil até mesmo mensurar o tamanho do benefício que esses equipamentos trarão para o estado. “Hoje isso é, sem dúvidas, um marco para o Piauí”, ressaltou.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados