Alvorada: Proerd inicia suas atividades nas escolas municipais

A implantação do projeto é uma das metas do prefeito Luís Martins para este ano.

Por REDAÇÃO B1 12/04/2018 - 08:46 hs

Para alegria da criançada da cidade de Alvorada do Gurgueia, esta semana iniciou-se no município as aulas do PROERD, é uma parceria da prefeitura, Secretaria Municipal de Educação e Polícia Militar. A implantação contou com o grande apoio local do Capitão Pinheiro, que é filho do município.

"Com esse projeto queremos trabalhar a prevenção, nossa gestão sabe que o futuro são as crianças, se cuidamos bem das mesmas, teremos adultos mais preparados para a vida", disse o prefeito Luís Martins.

O PROGRAMA

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) consiste num esforço cooperativo estabelecido entre aPolícia Militar, a Escola e a Família, tendo como missão e visão:

  • Missão: ensinar aos estudantes boas estratégias de tomada de decisão para ajudá-los a desenvolver habilidades que os permitam conduzir suas vidas de maneira segura e saudável.
  • Visão: construir um mundo no qual os jovens de todos os lugares estejam capacitados para respeitar os outros e para escolherem conduzir suas vidas livre do abuso de drogas, da violência e de outros comportamentos perigosos.

 

Os objetivos específicos do programa incluem: 

  • Desenvolver nos jovens estudantes habilidades que lhes permitam evitar influências negativas em questões afetas às drogas e violência, promovendo os fatores de proteção.

  • Estabelecer relações positivas entre alunos e policiais militares, professores, pais, responsáveis legais e outros líderes da comunidade escolar.

  • Permitir aos estudantes enxergarem os policiais militares como servidores, transcendendo a atividade de policiamento tradicional e estabelecendo um relacionamento fundamentado na confiança e humanização.

  • Estabelecer uma linha de comunicação entre a Polícia Militar e os jovens estudantes.

  • Abrir um diálogo permanente entre a "Escola, a Polícia Militar e a Família", para discutir questões correlatas à formação cidadã de crianças e adolescentes.