domingo, 19 de agosto de 2018
89 98106-9327
Geral

10/08/2018 ás 07h42 - atualizada em 10/08/2018 ás 12h13

Redação II

Bom Jesus / PI

Ciro Nogueira destaca importância de ações para combater as fake news
Cerca de 12 milhões de pessoas difundem notícias falsas no Brasil
Ciro Nogueira destaca importância de ações para combater as fake news

O risco que as fake news (notícias falsas) representam para a liberdade da informação e as consequências da divulgação desse tipo de notícia para a democracia e o cidadão foram temas do seminário Fake News e as Plataformas Digitais realizado pela Fundação Milton Campos, nesta quarta-feira (8). O senador Ciro Nogueira (Progressistas/PI) participou da abertura do evento, junto com a senadora Ana Amélia, presidente da Fundação Milton Campos, o ministro da Justiça, Torquato Jardim e o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, além de representantes do judiciário, jornalistas e especialistas no assunto. Os participantes debateram os desafios no combate às Fake News, o impacto político das notícias falsas e a responsabilidade social dos meios de comunicação.


Cerca de 12 milhões de pessoas difundem notícias falsas no Brasil, segundo pesquisa conjunta realizada pela Universidade de São Paulo. Para Ciro, esse dado é muito preocupante, pois, além da abrangência, as fake news confundem e desinformam a sociedade em assuntos relevantes como saúde, segurança pública e política.


“Fake news é um assunto que preocupa não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Ouvimos sobre o estrago que podem fazer nesse momento eleitoral, mas minha maior preocupação é com as pessoas inocentes que são enganadas e colocam sua vida e sua saúde em risco por causa da divulgação de informações falsas”, avaliou.


O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, alertou para o impacto desse tipo de notícia na saúde e no bem-estar das pessoas. Ele citou o caso das falsas informações que falavam sobre o perigo que as vacinas representariam, que contribuiu para uma diminuição do percentual de vacinas no último ano.


Para o ministro da Justiça, Torquarto Jardim, as Fake news são mais do que simples boatos, são mentiras que precisam ser combatidas por meio de campanhas de conscientização da população.


Autor de um projeto que pretende punir quem divulgar notícias falsas sobre saúde, segurança pública, processo eleitoral que afetem interesse público relevante, o senador Ciro ressaltou a necessidade de se buscar mecanismos para combater e punir essa atitude criminosa.


“Espero que esse tipo de debate continue, para que possamos ter aqui no Brasil uma legislação avançada que sirva de exemplo também para o mundo”, afirmou Ciro parabenizando a senadora Ana Amélia e a Fundação Milton Campos pela iniciativa.

Clique nas imagens abaixo para ampliar:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados