A Prefeitura Muncipal de Bom Jesus, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na manhã desta quinta-feira (13) o 2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF.
Os Fóruns Comunitários são momentos de planejamento participativo, troca de informações, diálogo e prestação de contas entre diversos membros da comunidade sobre políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. A sua realização é de caráter obrigatório para a certificação no Selo UNICEF. É no Fórum Comunitário que a comunidade analisa a situação local das crianças e dos adolescentes, define ações pela garantia dos direitos da infância e adolescência e monitora e avalia o impacto de projetos, programas e políticas sociais voltadas à melhoria das condições de vida da população de zero a 18 anos incompletos.
O objetivo deste Fórum é apresentar e validar a Prestação de Contas das ações realizadas em prol da situação da infância e adolescência do município a partir da execução do Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes, elaborado no 1º Fórum no ano de 2022. Os municípios participantes da edição 2021-2024, tem como atividades obrigatórias na metodologia do Selo UNICEF, os eixos de Resultados Sistêmicos e Participação Cidadã e Gestão por Resultado, além do alcance das metas nos 7 Indicadores de Impacto Social.
Bom Jesus, cumprindo com o seu dever de casa, compromisso com a criança e adolescente, chega à reta final executando o seu 2º Fórum Comunitário, graças ao compromisso e empenho da Gestão Municipal e toda a rede Intersetorial e Sistema de Garantia de Direitos- SGD.
A articuladora do Selo Unicef Marília Eleutéria explicou que foram 3 anos e meio de trabalho nas ações que contemplam o tão sonhado prêmio para o município que busca sua segunda certificação. Esse momento reflete a união da gestão e a força intersetorial das secretarias de saúde, assistência social e educação. Essa edição se encerra no dia 30 de junho com certificação para os municípios vencedores no mês de dezembro de 2024. Bom Jesus rumo a certificação do Selo Unicef