Em um gesto de acolhimento, informação e empoderamento, o município de Júlio Borges tem sido palco de uma iniciativa que aquece o coração: o projeto Doce Espera, voltado para gestantes atendidas pelo programa Primeira Infância no SUAS – Criança Feliz.
A proposta vai além do cuidado clínico. O Doce Espera promove um espaço seguro e afetuoso para que as futuras mamães compartilhem dúvidas, medos e alegrias dessa fase tão singular. Através de visitas domiciliares realizadas pelas visitadoras do programa, as gestantes recebem atenção contínua e orientações personalizadas que ajudam a tornar a gravidez mais tranquila e saudável.
O projeto inclui atividades educativas, rodas de conversa e palestras sobre temas essenciais como pré-natal, parto, amamentação, nutrição, saúde mental e direitos da gestante. Também são oferecidas informações práticas sobre o acesso a serviços públicos e benefícios sociais.
“Nosso foco é acolher e fortalecer vínculos familiares e comunitários. Quando a gestante se sente segura, ouvida e respeitada, todo o processo da gestação se transforma,” destaca a Secretária de Assistência Social.
Além de fortalecer o vínculo entre mãe e bebê desde a gestação, o Doce Espera visa incentivar o protagonismo da mulher em relação à sua própria saúde e bem-estar. A gestante é estimulada a tomar decisões informadas sobre sua gestação e seu parto, resgatando a autonomia muitas vezes esquecida no processo.
Iniciativas como essa tornam a assistência social mais humana, eficaz e transformadora, e mostram que, quando a comunidade se une, a espera realmente se torna doce.