Segunda, 27 de Setembro de 2021 15:39
89 98127-8118
Galeria de fotos 15 fotos

CRAS realiza ação alusiva ao ‘Setembro Amarelo’ com idosos de Santa Filomena

14/09/2021 08h35
Por: Redação - Portal B1

A Prefeitura Municipal de Santa Filomena, Através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou ação com idosos do Grupo Conviver do CRAS em prol do Dia Nacional de Prevenção ao Suicídio e alusiva ao “Setembro Amarelo”.  

A Campanha do Setembro Amarelo foi assim nomeada como umas das estratégias de Prevenção ao Suicídio. Esse movimento surgiu em 1994 nos Estados Unidos e só 20 anos depois no Brasil, através de instituições como o Centro de Valorização a Vida (CVV) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da vida e da Prevenção ao Suicídio, através da Psicoeducação.

O Suicídio é a segunda principal causa de morte Global, sendo predominante em todas as idades, e também nos idosos que se encontram em situações de mais fragilidade, além de seus determinantes sociais e psicológicos, como perdas significativas e doenças mentais, por exemplo, a depressão.

É considerado um problema de saúde pública, e o que mais ajuda na sua prevenção é a psicoeducação. Então precisamos falar conscientizar e incentivar as pessoas a procurar ajudar profissional quando necessário.

Falar é a melhor opção sempre, você não está sozinho. Procurar ajuda profissional nunca será sinal de fraqueza.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.