Segunda, 27 de Setembro de 2021 17:02
89 98127-8118
Notícias PIAUÍ

Em meio a pressão, W. Dias anuncia concurso para o Corpo de Bombeiros

O Piauí é estado com menor número de bombeiros por habitantes do Brasil.

14/09/2021 10h47 Atualizada há 2 semanas
Por: Redação - Portal B1
Em meio a pressão, W. Dias anuncia concurso para o Corpo de Bombeiros

Em meio a pressão do Ministério Público do Piauí e com novos focos de incêndio que não param de surgir em todo estado, o governador Wellington Dias (PT) anunciou a abertura de concurso com 60 vagas para o Corpo de Bombeiros. Segundo ele, 'o edital será lançado em breve'. O governador não informou em quais regiões os profissionais atuariam.

O Piauí é o estado brasileiro como o menor número de bombeiros por habitantes do Brasil, mesmo tendo a 11ª maior área territorial. São apenas 350 profissionais, uma média de aproximadamente um bombeiro para cada 9100 habitantes, quando o ideal é de um a cada mil, como recomenda a ONU. Há menos bombeiros no estado do que em Alagoas, estado que tem um trritório 90% menor. Mesmo se o concurso sair do papel, não é suficiente para atender a demanda.

“O edital está sendo preparado. Tão logo esteja pronto, vamos editar. São 60 vagas para reforçar os quadros. O objetivo é poder  descentralizar ainda mais os bombeiros. Ter uma presença em regiões dos estados que já estão dentro de uma programação legal e ainda um programa que queremos com o maior controle da pandemia voltar a trabalhar, que é a formação do que chamamos de bombeiro voluntário e brigadista”, destaca.

Wellington afirma que o estado prepara um programa de educação para formação de equipes de brigadistas. “São pessoas que são qualificadas, passando pelo crivo dos bombeiros para situação de emergências. E ao mesmo tempo está em um cadastro de reserva para situações como essa de São Raimundo Nonato. Já temos voluntários atuando e o que desejamos é ter uma forma de pagamento, uma diária das pessoas também serem compensadas além de toda a parte humana que muitas vezes é um desejo das pessoas. Queremos os bombeiros tendo uma capilaridade maior, um reforço em pessoal e em equipamento ”, afirma.

Na manhã de hoje, ele também realizou a entrega de equipamentos para a melhoria de estrutura da corporação. 
“Estamos entregando mais equipamentos que são importantes e necessários para os bombeiros. Isso para atuar em situações de emergência como acidentes, em situações de incêndios em que há risco de queimadas, de residências. Às vezes as pessoas sofrem acidentes e situações de enchentes. O objetivo é garantir os bombeiros cada vez melhor equipados para atuar em todas as regiões”, destacou.

Incêndios

O governador afirmou que o incêndio na região de São Raimundo Nonato, Sul do estado, se encontra controlado. Porém, destaca que devido ao tempo seco, o clima é de alerta. 

“Graças a Deus a situação se encontra melhor controlada. Temos pequenos focos. As equipes estão na área da Serra das Confusões. Se distanciando das áreas que tinham risco por serem habitadas. Sou grato a todos que ajudam. É uma situação de maior controle. O apelo é que as pessoas ajudem. Tem ainda a tradição da queimada de roça e depois perdem o controle. Isso leva a risco”, destacou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.