Quarta, 20 de Outubro de 2021 07:45
89 98127-8118
Notícias BOM JESUS-PI

100 anos de Prelazia e 40 anos de Diocese são celebrados em Bom Jesus

Encerramento do Ano Jubilar Diocesano aconteceu na Catedral de N. Sr.ª das Mercês com a presença de Bispos de todo Piauí.

04/10/2021 08h05 Atualizada há 2 semanas
Por: Redação - Portal B1
100 anos de Prelazia e 40 anos de Diocese são celebrados em Bom Jesus

O Portal B1 esteve presente e registrou na manhã deste domingo (03) um momento histórico para Bom Jesus e toda comunidade católica do Extremo Sul do Piauí. Foi realizado o encerramento do Ano Jubileu Diocesano Jequitibá e Rubi, em que foi celebrado os 100 anos de Prelazia e 40 anos de Diocese de Bom Jesus do Gurguéia.

As celebrações do dia iniciaram-se no Santuário Bom Jesus da Boa Sentença (Igreja Matriz), aonde houve o momento de entronização de forma permanente do Oratório do mesmo Santo, que visitou durante um ano todas as paróquias da Diocese. Em seguida foi realizada uma passeata até a Catedral de Nossa Senhora das Mercês. O Bispo Dom Marcos Tavoni, ao lado do prefeito Nestor Elvas, inaugurou um monumento na Praça da Catedral que marca estas históricas celebrações.

Em seguida, foi realizada uma Missa Solene, que contou com a presença de todos os padres da Diocese, além dos Bispos Dom Juarez Sousa, presidente do Regional Nordeste IV-CNBB e Bispo da Diocese de Parnaíba; Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, Bispo de Teresina; Dom Francisco de Assis, Bispo de Campo Maior; Dom Edivalter Andrade, Bispo de Floriano e Dom Edilson Soares Nobre, Bispo de Oeiras. Durante a missa, houve a ordenação dos novos diáconos, momento de muita emoção.

Além do prefeito Nestor, estiveram presentes na celebração a primeira-dama Ana Kelly, o presidente da Câmara Odair José e a vereadora Nisete Costa.

Um pouco da história

Entre 1920 e 2014, estiveram à frente da Igreja, cinco bispos da Congregação Mercedária: 1º Dom Pedro Pascual Miguél; 2º Dom Ramón Vicente Harrison Abello; 3º Dom Inocêncio López Santamaria; Dom Abel Alonso Núñez (Bispo Auxiliar); 5º Dom Ramon Lopez Carrozas. 
A partir de 2014, com a posse de Dom Marcos Antonio Tavoni, a Diocese passou a contar com o primeiro bispo de origem diocesana. Leia mais sobre a história no site da Diocese de Bom Jesus do Gurguéia, clicando aqui

Veja abaixo algumas fotos da celebração deste domingo pelas lentes do Portal B1:

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.