Quarta, 20 de Outubro de 2021 08:27
89 98127-8118
Notícias CRISTINO CASTRO-PI

Fogo atinge zona rural de Cristino Castro e mobiliza força-tarefa

Dois dos responsáveis foram identificados e multados.

08/10/2021 10h58 Atualizada há 1 semana
Por: Redação - Portal B1
Fogo atinge zona rural de Cristino Castro e mobiliza força-tarefa

Um incêndio atinge desde a última quarta-feira (06) a zona rural do município de Cristino Castro, distante cerca de 600 km de Teresina. O fogo está na região das comunidades Japecanga, Araças, Santa Clara e Chapada, e mobiliza bombeiros civis e voluntários para o combate.

A consultora ambiental Aluma Marirê informou ao Portal B1 que dois dos responsáveis pelo foram notificados e multados. "Não paga o prejuízo ambiental, mas mostra que há sim consequências para quem provoca queimadas. É crime ambiental e quem comete pode ser multado e até mesmo preso", disse.

Uma força tarefa foi montada com a participação de bombeiros civis, brigadistas do ICMBio, brigada de incêndio de São Raimundo Nonato e voluntários. Caminhões-pipa foram disponibilizados pela prefeitura do município para auxiliar nos trabalhos de combate às chamas. Equipes do Corpo de Bombeiros também dão apoio ao combate às chamas na região. 

“Queremos agradecer aos parceiros que estão nos auxiliando no controle desse incêndio. Vamos continuar nossas ações, buscando dar mais suporte aos Bombeiros Civis; intensificando a fiscalização; investindo mais no trabalho de sensibilização da população da importância de não promover queimadas”, destacou o prefeito de Cristino Castro, Felipe Dias (PT).

O gestor também pediu a contribuição da população para ajudar a denunciar a prática de queimadas. “Também queremos contar com a população para nos ajudar nessa luta, principalmente denunciando, através da Ouvidoria Municipal, atos que provoquem queimadas”, reforçou. 

Curimatá 

Os focos de incêndio também seguem no município de Curimatá, distante 775 km ao sul de Teresina. As chamas tiveram início ainda no mês de setembro e já destruíram uma grande área de vegetação. 

Equipes do Corpo de Bombeiros também seguem no município no combate às chamas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.