Quarta, 08 de Dezembro de 2021 10:04
89 98127-8118
Notícias CPCE 15 ANOS

Campus da UFPI que transformou Bom Jesus na 'cidade dos doutores' completa 15 anos

Na última década, já formou cerca de 1.600 profissionais em seis cursos de graduação.

14/11/2021 21h44 Atualizada há 3 semanas
Por: Redação - Portal B1
Campus da UFPI que transformou Bom Jesus na 'cidade dos doutores' completa 15 anos

No dia 14 de novembro, o Campus da Universidade Federal do Piauí em Bom Jesus, Professora Cinobelina Elvas, comemora 15 anos de fundação com números e ações que merecem celebração. Na última década, já formou cerca de 1.600 profissionais em seis cursos de graduação.  O Campus oferta dois programas de pós-graduação com doutorados, os únicos do interior do Estado, e mestrados que, assim como as graduações, consideram a vocação da região sul do Piauí. São 600 vagas por ano somente para a graduação e atuam no Campus 106 docentes e 40 técnico-administrativos.

“A importância do Campus é estratégica para o desenvolvimento da região de toda “matopiba”. O Campus é um grande orgulho para o Piauí e para a Universidade”, frisou o Reitor da UFPI, professor Gildásio Guedes.

Esse orgulho, a Wanna Santos de Araújo compartilha e de forma triplicada: é natural de Bom Jesus, egressa e agora docente do CPCE. Ela queria ser professora e viu a oportunidade no curso de licenciatura em Ciências Biológicas. “Quando foi implantado o Campus foi como acender uma luz na escuridão”, conta. Como aluna, ela aproveitou todas as oportunidades que o Campus oferecia e como professora, além de contribuir com a formação dos alunos, é uma referência para quem tem sonhos como os dela. “O CPCE faz parte da minha história e eu sei que sou parte da história dele também. Carrego com muito orgulho o Campus por onde ando, porque como cidadã bonjesuense essa foi uma das nossas maiores conquistas”, celebra.

“O CPCE me deu as ferramentas e eu soube utilizá-las”. A afirmação é de Wanderson de Sousa Mendes, Engenheiro Agrônomo pelo CPCE e doutor em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade de São Paulo. A sequência anterior está correta: ele saiu da graduação direto para o doutorado, o que não é muito comum na carreira acadêmica. Quando ingressou no CPCE, ele já tinha a meta de fazer intercâmbio e se esforçou para manter os índices acadêmicos altos. O intercâmbio veio com o Programa Ciências sem Fronteiras para a Universidade de Sidney. Ao terminar o doutorado, foi contratado para trabalhar como pesquisador na Holanda e hoje é pesquisador no Leibniz Centre for Agricultural Landscape Research (ZALF), na Alemanha. Sua jornada também é inspiradora, tanto que ele dá palestras aos alunos do CPCE e auxilia quem tem interesse em intercâmbio, além de coorientar dissertações. “É muito prazeroso compartilhar a minha experiência e mostrar aos outros discentes que eles podem ir além, podem conquistar outros patamares da vida deles, dependendo do que almejam”, encoraja.

Joaquim Santos Piauilino Filho, técnico-administrativo, entrou no CPCE na fundação do Campus. Ele compartilha da satisfação de ver o crescimento do Campus e da transformação que trouxe para a região, ao possibilitar formação de qualidade e qualificação do mercado de trabalho. O sentimento de fazer parte do Campus desde a origem, não poderia ser diferente. “De contentamento, pois integrando os quadros do CPCE tenho a oportunidade de contribuir, juntamente com todos que laboram no Campus, para o desenvolvimento da minha cidade, bem como das cidades circunvizinhas”, diz.

Para o Diretor do CPCE, professor Everaldo Moreira da Silva, o sucesso do Campus pode ser atribuído a diversos fatores, com destaque para a dedicação, competência e diálogo da comunidade acadêmica e parcerias com a comunidade externa. O Diretor lembra que Bom Jesus foi considerada a cidade dos doutores, por possuir a maior relação entre o número de doutores e habitantes do país. Ele acredita que a comunidade do CPCE está preparada para vencer desafios e tornar o Campus cada vez mais forte e unido em prol da sua missão. “Fica o nosso agradecimento a todos aqueles que por aqui passaram e um agradecimento especial aos que estão nos ajudando atualmente a continuar transformando vidas, pois acreditamos que esse é e sempre será o maior legado do CPCE. Parabéns e vida longa ao CPCE”, comemora.

CPCE – O Campus oferece 600 vagas por ano para os cursos de graduação em Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Zootecnia, Licenciatura Educação no Campo/Ciências Humanas e Sociais e Ciências Biológicas. Oferta, ainda, vagas para os Programas de Pós-graduação em Ciências Agrárias e Zootecnia Tropical, nível mestrado e doutorado.

São 14 laboratórios destinados ao ensino e à pesquisa dos cursos de graduação e pós-graduação, dotados de materiais e equipamentos diversificados. O campus tem, ainda, o Laboratório de Análises de Solos, usado para realizar análises de material para fins de pesquisa e extensão.

É o único campus fora de sede com Hospital Veterinário Universitário, que oferece serviços hospitalares, médico-cirúrgicos, ambulatoriais, laboratoriais e emergenciais aos animais domésticos, silvestres e selvagens, de pequeno e grande porte. Tem, ainda, a Fazenda Experimental Alvorada do Gurgueia – FEAG, com atribuições de ensino, pesquisa e extensão.

O Núcleo de Assistência Estudantil (NAE) do CPCE tem atendimento pedagógico, psicológico e de assistência social. Os estudantes contam também com o Restaurante Universitário, que oferece refeições balanceadas, higiênicas e de baixo custo à comunidade universitária.

Acesse a página do CPCE para mais informações sobre o Campus.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Jota Oliveira
Sobre Jota Oliveira
J e as pautas no momento!
Bom Jesus - PI

Bom Jesus - Piauí

Sobre o município
Notícias de Bom Jesus - PI
Bom Jesus - PI
Atualizado às 09h58 - Fonte: Climatempo
28°
Pancada de chuva

Mín. 23° Máx. 31°

28° Sensação
10.2 km/h Vento
45.6% Umidade do ar
90% (25mm) Chance de chuva
Amanhã (09/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sexta (10/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.