Sábado, 21 de Maio de 2022 22:26
89 98127-8118
Notícias SUL DO PIAUÍ

Conheça melhor a organização que está lutando para recuperar áreas degradadas no Sul do Piauí

Instituto de Reflorestamento Eden contratou mais de dez pessoas locais para trabalhar com a restauração da vegetação nativa em Parnaguá e agora quer expandir projeto.

21/01/2022 00h06
Por: Redação - Portal B1
Conheça melhor a organização que está lutando para recuperar áreas degradadas no Sul do Piauí

O sul do Piauí hoje é palco para um dos maiores índices de desertificação do país, estima-se que uma área cinco vezes maior que a cidade de São Paulo pode estar em um colapso ambiental irreversível. Dados do INPE revelam uma extensão de 7.759,56 km² de áreas devastadas na região. Além dos fatores naturais, a ação humana, com histórico de agricultura desordenada avançando em todo estado, é uma das grandes provocadoras do fenômeno. 

Tais processos ambientais geram uma cadeia de destruição que pode afetar milhares de pessoas direta e indiretamente. O desaparecimento de nascentes importantes e a redução do nível de água em Lagoas como a de Parnaguá, por exemplo, pode deixar comunidades inteiras com acesso restrito a recursos naturais, assim como enfraquecer a economia local em cidades com ação pesqueira de subsistência. Pesquisas levantadas por especialistas mostram que uma das únicas soluções para conter a erosão do solo e a crise hídrica é o manejo de bacias hidrográficas importantes, com propostas de restauração em grande escala. 

O Instituto de Reflorestamento Eden, uma das poucas organizações operando agora no Estado, chegou em Parnaguá com o objetivo de recuperar a vegetação nativa nas margens da Lagoa de Parnaguá e em grandes áreas degradadas da região. Em outubro do ano passado, foi lançado um edital, com processo de seleção socioeconômica, que contratou mais de dez pessoas locais para trabalhar no viveiro de mudas e com o plantio. A equipe de Parnaguá informou que, desde então, foram produzidas milhares de mudas de espécies nativas, extremamente importantes para a biodiversidade da Caatinga e do Cerrado. 

Conheça melhor o Instituto Eden

O material de comunicação disponível caracteriza o Eden como uma organização sem fins lucrativos, direcionada a projetos que promovem a restauração, a preservação e o manejo agroflorestal sustentável, com um trabalho centrado no relacionamento com as pessoas. Criar oportunidades de trabalho, aproveitar o conhecimento local e proteger florestas a longo prazo são os pilares de todo o projeto. O Instituto está, atualmente, em três estados diferentes (Maranhão, Goiás e Piauí), com mais de cinquenta pessoas contratadas.

Diante das necessidades apresentadas, o projeto agora está convidando proprietários rurais, com terras no decorrer das Bacias dos Rios Fundo, Corrente e Paraim, com a intenção de expandir o projeto e recuperar a vegetação nativa dessas áreas. O impacto dessa expansão deve gerar benefícios ambientais e sociais, tanto a longo prazo quanto a curto prazo, podendo gerar mais dezenas de empregos na região. Para os proprietários, o Eden surge, também, como um facilitador para a regularização ambiental de propriedades rurais, sem exigir qualquer contrapartida financeira.

Clique aqui e acesse os materiais de apresentação do Instituto de Reflorestamento Eden. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Parnaguá - PI

Parnaguá - Piauí

Sobre o município
Parnaguá é um município do estado do Piauí, no Brasil. Localiza-se a uma latitude 10º13'39" sul e a uma longitude 44º38'21" oeste, estando a uma altitude de 334 metros em relação ao nível do mar.
Bom Jesus - PI
Atualizado às 22h25 - Fonte: Climatempo
25°
Poucas nuvens

Mín. 20° Máx. 32°

25° Sensação
13.4 km/h Vento
57.1% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (22/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (23/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens