Sábado, 21 de Maio de 2022 03:45
89 98127-8118
Notícias BOM JESUS-PI

Prefeitura promove 1º encontro em alusão ao Dia da Fibromialgia em Bom Jesus

Importante evento visou a conscientização quanto à doença que ainda é desconhecida pela população.

12/05/2022 12h16 Atualizada há 5 dias
Por: Redação - Portal B1
Prefeitura promove 1º encontro em alusão ao Dia da Fibromialgia em Bom Jesus

A Prefeitura Municipal de Bom Jesus, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social, realizou na manhã desta quinta-feira (12) o 1º Encontro Municipal de Conscientização ao Dia da Fibromialgia, uma ação de grande importância para os portadores da doença, que agora passam a ter uma atenção especial do Poder Público Municipal. Na ocasião, foram entregues as primeiras carteirinhas de identificação dos fibromiálgicos, que estão sendo emitidas pelo CRAS.

A Fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Junto com a dor, a fibromialgia cursa com sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais. E estes são apenas alguns dos problemas enfrentados pelos portadores da doença, ainda muito desconhecida pela população em geral.

Recentemente, o prefeito Nestor Elvas sancionou o projeto de lei de autoria do vereador Dr. Cristiano Miranda que cria o Dia Municipal da Fibromialgia, celebrado justamente neste 12 de Maio. Além disso, os portadores da doença passam a ter alguns benefícios, como programas a Prefeitura voltados a atender os mesmos, preferência na fila de bancos, dentre outros.

Em sua fala, Dr. Cristiano Miranda destacou a importância do projeto e a atenção especial que o prefeito Nestor deu ao projeto, sancionando-o e garantindo a realização de várias ações para beneficias estas pessoas que sofrem bastante com os sintomas, a grande maioria mulheres.

O prefeito também enfatizou a importância do evento: "Apenas o início do que faremos aos portadores da Fibromialgia, que sentem dores no corpo e na alma, e precisam de uma atenção especial. Não só a carteirinha, mas iremos garantir acompanhamento com médico reumatologista, para que com essas e outras ações possamos estar cuidando de todas vocês", destacou.

Rayara Campos, coordenadora do programa "Mais Cuidado, Menos Dor", destacou que a data é um marco na história de Bom Jesus e dos fibromiálgicos. "Um grande desafio é que a Fibromialgia é um problema ainda muito desconhecido, uma dor crônica que muda a vida dos portadores. O programa  'Mais Cuidado, Menos Dor' visa atender a essas pessoas, a grande maioria mulheres. Muito feliz em participar desse projeto", enfatizou.

O plenário da Câmara Municipal, local da realização do evento, esteve lotado por portadoras da doença e apoiadores da iniciativa da Prefeitura Municipal. Entre as autoridades, também estiveram presentes os secretários Joabes Campos (Governo) e Solimar Pinheiro (Assistência Social), e o presidente da Câmara Municipal, vereador Odair José.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Bom Jesus - PI

Bom Jesus - Piauí

Sobre o município
Notícias de Bom Jesus - PI
Bom Jesus - PI
Atualizado às 03h43 - Fonte: Climatempo
19°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 32°

19° Sensação
8 km/h Vento
46.4% Umidade do ar
90% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (22/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (23/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens