O Instituto Federal do Piauí, campus Corrente, divulgou a data de retorno das aulas na instituição. De acordo com o comunicado, as aulas serão retomadas no dia 10 de julho para alunos dos cursos técnicos e superiores.
O retorno das aulas no campus Corrente do IFPI vem após o fim da greve de servidores de universidades e institutos federais. Após cerca de 60 dias de paralisação, um acordo foi firmado entre os docentes e o governo federal, encerrando o movimento grevista.
Professores de universidades e institutos federais de educação, em conjunto com o governo federal, chegaram a um acordo que encerra a greve iniciada há cerca de 60 dias. O termo de acordo foi fechado no último domingo, 23 de junho, e foi assinado nesta quarta-feira, 27 de junho. De acordo com o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), o fim da greve se inicia nesta segunda-feira, 24 de junho, devendo se consolidar plenamente até 3 de julho.
Embora as propostas apresentadas pelo governo não tenham atendido "adequadamente ao conteúdo de nossas justas demandas", segundo o Andes, o movimento será encerrado. No entanto, a entidade afirma que os termos "refletem avanços que só foram possíveis graças à força do movimento paredista" e que a conjuntura aponta para os limites desse processo negocial.