O doutorando Marcos Paulo Rodrigues Teixeira, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (PPGCA), tornou-se o primeiro aluno do Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE), localizado em Bom Jesus, a realizar um Doutorado Sanduíche internacionalmente. Doutorado Sanduiche é o nome dado ao programa de doutorado que é parcialmente realizado em outra instituição brasileira ou estrangeira, Marcos Paulo está atualmente desenvolvendo parte de seu doutorado na Universidad Nacional Toribio Rodríguez de Mendoza de Amazonas, no Peru, com uma bolsa aprovada pela CAPES.
Marcos Paulo é graduado em Engenharia Florestal, mestre em Solos e Nutrição de Plantas e agora doutorando do PPGCA, tendo realizado toda sua formação acadêmica no CPCE. Para ele, essa conquista é resultado de um esforço contínuo e representa um momento de agradecimento e realização pessoal e profissional.
“Saber das dificuldades enfrentadas e ver onde posso chegar é a materialização de sonhos, e o reconhecimento de anos de esforços dedicados à minha formação se tornando realidade. A experiência de viver o Doutorado Sanduíche é única e será uma troca rica de conhecimento profissional que levarei para o resto da minha vida. É uma felicidade imensa poder compartilhar esse momento com todos os responsáveis por essa conquista, primeiramente com Deus, que fez tudo ser possível, minha família, meu orientador Dr. Yuri Jacques, minha Instituição de ensino (CPCE/Bom Jesus/UFPI) e o PPGCA”, afirma Marcos Paulo.
“Para a direção do CPCE, é um marco significativo ter o primeiro doutorando fazendo doutorado Sanduíche. O campus, em seus 18 anos de existência, possui uma pós-graduação robusta e é o único da Universidade Federal do Piauí a oferecer doutorado fora de Teresina. A internacionalização impulsionada pelo Marcos trará muitos benefícios, fortalecendo os indicadores do programa. Espera-se que Marcos seja o primeiro de muitos alunos a seguir esse caminho. É importante ser ele, por fazer toda sua trajetória acadêmica no CPCE, demonstrando a relevância do Campus para a região", conclui o Prof. Everaldo Moreira.
Marcos Paulo está sob orientação do Prof.Yuri Jacques, docente permanente do PPGCA, e supervisionado pelo Professor Segundo Manuel Oliva Cruz, da instituição parceira no Peru.