No período de 15 a 19 de junho do corrente ano a prefeitura de Júlio Borges apoiou uma iniciativa da Universidade Federal do Piauí de realizar o Diagnóstico Preliminar das Espécies de Peixes do Riacho Curimatá e Barragem Algodões II. Esta é a mais nova empreitada do Laboratório de Ictiologia do Alto Parnaíba da UFPI, para viabilizar um projeto de monitoramento permanente da Barragem Algodões II e rio Curimatá.
O professor Dr. Daniel Coutinho, coordenador do LIAP e a Lic. Bio. Josineide Gama visitaram a colônia de pescadores Z13 do município de Júlio Borges e conversaram com agentes públicos no intuito de buscar apoio para o financiamento dessa ideia.
Na Câmara municipal de Júlio Borges, no dia 15/06 às 10:30 da manhã, na presença do presidente da colônia de pescadores e de vários componentes para um bate papo sobre os peixes da região, o conhecimento sobre a pesca local e a situação da criação de peixes na barragem. No dia 19, na prefeitura da cidade, houve o encontro do LIAP com a secretária Litercilia, onde foram confirmados o apoio da prefeitura às ações de biodiversidade e educação ambiental com possibilidades de novos acordos de cooperação para ações continuadas de Educação Ambiental e Conservação dos animais Silvestres.