O jovem professor, escritor e poeta cordelista, Gabriel Alves de Souza, de 24 anos, apresentou seu trabalho "Ação de limpeza das margens do rio Corrente" no 3º Congresso Internacional Cidades Lixo Zero, realizado de 25 a 27 de junho em Brasília, Distrito Federal.
“Foi uma honra poder levar o nome de Corrente e do Piauí para este congresso internacional. Foi uma experiência pessoal e profissional incrível, ter participado e palestrado durante esses 3 dias de intensa troca de conhecimento, networking e colaboração com líderes mundiais”, destaca Gabriel.
Com uma extensa programação de cursos, workshops, salas temáticas, palestras, painéis e rodas de conversa sobre a temática Lixo Zero, o evento propôs soluções práticas e discussões em direção à sustentabilidade das cidades. Gabriel, que é Embaixador do movimento Juventude Lixo Zero no Piauí desde 2020, foi selecionado como um dos palestrantes para apresentar suas Boas Práticas no município de Corrente, destacando a ação de limpeza realizada em 2021, além de outros projetos que desenvolve nas áreas de Educação, Meio Ambiente, Juventudes e Políticas Públicas.
O 3º Congresso Internacional Cidades Lixo Zero contou com mais de 400 palestrantes especialistas, gestores, empreendedores e transformadores nacionais, além de mais de 50 palestrantes internacionais. O evento teve sua abertura repercutida mundialmente com a obra imersiva "O tsunami de plástico" do artivista Mundano, reconhecido internacionalmente por seu grafite e ativismo socioambiental.
“O desafio do lixo é uma realidade que afeta a todos. Além das questões ambientais e climáticas, a população se depara com problemas sociais, econômicos e de governança, que tornam a situação ainda mais urgente, demandando medidas imediatas”, destaca Rodrigo Sabatini, presidente do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) e membro do conselho da Zero Waste International Alliance (ZWIA).
Gabriel aproveitou para agradecer o Instituto Federal do Piauí - Campus Corrente pela contribuição com o custeio da viagem.