O município de Júlio Borges conquistou seu melhor resultado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB nos anos iniciais do ensino fundamental, desde que a série histórica começou a ser medida. O IDEB 2023 foi divulgado na quarta-feira (14) pelo Ministério da Educação – MEC.
Segundo os dados, a rede municipal de ensino de Júlio Borges saltou de não pontuar em 2021, para 6,2 em 2023, nos anos iniciais do ensino fundamental, a maior nota já alcançada pelo município desde que o índice foi iniciado, em 2007, ultrapassando a meta estabelecida de 6,0, ficando em 1º lugar dos quatorze municípios que compõem a Décima Quinta Regional - 15ª GRE e em 3º lugar entre os municípios que compõem o território Chapada das Mangabeiras, no Ensino Fundamental I.
O Prefeito Eduardo Henrique, ressaltou que esse resultado demonstra o compromisso da gestão com a educação do município. “A conquista desse índice, é o reflexo de uma série de ações com o objetivo de oferecer um ensino de qualidade aos alunos. Investimos muito na infraestrutura de nossas escolas e de espaços esportivos, que complementam o processo de ensino-aprendizagem; adquirimos o programa Alfa e Beto que trabalha a alfabetização na idade certa e a revisão de conteúdos de séries anteriores, aderimos aos programas Pro Alfabetização e Compromisso Nacional Criança Alfabetizada – CNCA, além da valorização dos profissionais da educação, mantendo o piso, o salário sem atraso, capacitações e formações continuadas”, destacou o Prefeito.
Ainda de acordo com os resultados do SAEPI 2023, o município também alcançou bons resultados, se destacando entre os quatorze municípios da 15ª GRE, ficando em 1º lugar em língua portuguesa e em 2º lugar em matemática, no 5º ano do ensino fundamental das escolas da rede municipal de ensino.
A Secretária municipal de Educação, Ana Cláudia comemorou a conquista e afirma que o resultado é fruto de um trabalho em conjunto, envolvendo todos que fazem parte da Educação municipal, que com compromisso, esforço e dedicação, onde todos fazem a sua parte, com ações articuladas e planejadas, garantem a efetivação da aprendizagem dos estudantes da rede. “Sou grata a Deus pela oportunidade de estar à frente da Secretaria de Educação de Júlio Borges, ao Prefeito Eduardo Henrique pela confiança e parceria nesses 5 anos e 7 meses de minha gestão.”
“Quando essa gestão assumiu o município, tínhamos índices muito baixos na educação, mesmo que a nota do SAEB 2023 anos finais, ainda não tenha alcançado um bom resultado, observa-se uma evolução nas três últimas aplicações de avaliações externas, comparando-se com as notas obtidas em edições anteriores, mesmo diante do período pandêmico que enfrentamos e o bom desempenho nos anos iniciais no SAEB e SAEPI 2023, mostra que estamos trilhando no caminho certo, rumo a um novo olhar para a educação de Júlio Borges. Essa conquista permeia por várias mãos, por isso agradeço e parabenizo ao gestor municipal, aos professores, que fazem o ensino acontecer em sala de aula, aos diretores, coordenadores, supervisão, equipe da secretaria de educação, todos os funcionários da educação e as famílias dos alunos”. disse a dirigente municipal de educação.