O professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Leandro Gurgel, lotado no departamento de Zootecnia do Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE), de Bom Jesus, foi homenageado na noite desta segunda-feira (12) com o Prêmio Professor Octávio Domingues, na cidade de Cuiabá, Mato Grosso. O título é destinado à melhor tese defendida no ano de 2022 pelos Programas de Pós-Graduação reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES). A premiação é promovida anualmente pela Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ) para agraciar zootecnistas com serviços importantes prestados ao desenvolvimento agropecuário do país.
A Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação da UFPI, professora Regilda Moreira-Araújo, explica que a importância do prêmio se dá pelo professor Octávio Domingues ter sido um dos mais importantes zootecnistas do Brasil, tendo sido professor da Escola Nacional de Agronomia em sua época, hoje denominada Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). "Este prêmio destaca os zootecnistas com relevantes serviços ao desenvolvimento agropecuário do Brasil. É muito importante para a UFPI termos um professor a receber essa honraria, porque mostra a capacidade dos docentes e pesquisadores da UFPI e em nível Nacional”, afirma.
O professor Antônio destaca que a premiação é um prêmio importante para quem dedica a vida à ciência, um reconhecimento pela excelência acadêmica e contribuição ao conhecimento. “O reconhecimento do trabalho científico traz uma imensa satisfação, especialmente para aqueles que dedicam suas vidas à pesquisa. Minha alegria é ainda maior ao receber um prêmio que leva o nome do Professor Octávio Domingues, patrono da Zootecnia, uma profissão pela qual tenho profundo orgulho”, enfatiza.
Professor Leandro Gurgel durante atividades acadêmicas com estudantes
Além de ser professor adjunto na área de Forragicultura e Pastagens da Zootecnia do CPCE, Leandro Gurgel também contribui com a comunidade acadêmica da UFPI enquanto professor permanente e subcoordenador adjunto do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia Tropical (PPGZT), liderança do Grupo de Estudos e Pesquisa em Forragicultura (GEPFOR/UFPI) e bolsista de Produtividade em Pesquisa da UFPI (2024-2025). Também é coordenador de um projeto de pesquisa financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na Faixa A - Grupos Emergentes, aprovado na chamada Universal CNPq/MCTI n° 10/2023.