Há uma particularidade nas eleições municipais de Cristino Castro. No município que neste ano celebra 71 anos de emancipação política, nunca um prefeito conseguiu ser reeleito. O prefeito Felipe Dias tentará quebrar essa escrita e fazer história nessas eleições de 2024 para ser o primeiro chefe do executivo a conquistar dois mandatos consecutivos na cidade.
A trajetória política de Felipe Dias começou em 2016, quando, recém-formado em Engenharia Civil, concorreu pela primeira vez ao cargo de prefeito. Naquela ocasião, obteve o quarto lugar, ficando atrás de Dr. Manoel Júnior, que foi eleito, da Profa. Joquebede Dias e do Engenheiro Delrubens Nunes. No entanto, o cenário político mudou e, hoje, os antigos adversários apoiam a tentativa de reeleição de Felipe Dias.
Em sua campanha para um segundo mandato, Felipe Dias conseguiu o apoio de diversas lideranças importantes no município. Entre os nomes que respaldam sua candidatura estão os ex-prefeitos Verival Vasconcelos, Zacarias Dias e Valmizim Falcão, além da liderança local Érico do Banco, que havia sido pré-candidato a prefeito. Felipe Dias também conta com o apoio de oito dos nove vereadores do município, incluindo o presidente da Câmara, Kidim Barreto.
No primeiro pronunciamento oficial após o início da campanha, em suas redes sociais, Felipe Dias destacou o trabalho realizado ao longo de seu mandato e afirmou estar confiante em relação à sua gestão. Ele reiterou seu compromisso com a continuidade das ações iniciadas e solicitou o apoio da população para dar prosseguimento ao que considera um trabalho ainda inacabado, pois segundo Felipe Dias, “não foi feito tudo que precisa ser feito, mas foi realizado tudo que foi possível”.
"Nosso plano de governo foi cumprido 95%, porém realizamos diversas obras e ações que não estavam no plano, ou seja, fizemos mais do que propomos em campanha, o que pra mim é motivo de orgulho, que nos impulsiona ainda mais a ir à luta para continuar fazendo de Cristino Castro uma cidade cada dia melhor", enfatizou o prefeito.
No pleito, contudo, Felipe Dias terá adversário, enfrentará o empresário Fábio Lins, conhecido como "Cãozinho", que também busca o cargo de prefeito. Fábio Lins tem como vice Pedro do Silivestre e conta com o apoio do ex-prefeito João Falcão.
Nas últimas pesquisas registradas, antes das convenções, Felipe aparecia com 88,43%% e Fabio Lins com 11,57%, quando considerados os votos válidos.
A eleição em Cristino Castro será um evento decisivo, com a possibilidade de redefinir os rumos políticos da cidade, seja por meio da reeleição de Felipe Dias ou pela emergência de uma nova liderança no cenário local.