A corrida eleitoral em Palmeira do Piauí segue em ritmo acelerado, e uma nova pesquisa divulgada nesta terça-feira (27) retrata como está o cenário na disputa pela Prefeitura Municipal.
O Instituto Estimativa realizou a pesquisa do dia 17 ao dia 19 de agosto, entrevistando 300 eleitores na sede e zona rural do município. A pesquisa foi registrada no TSE pelo número de identificação PI-00396/2024 no dia 20/08/2024.
Segundo dados divulgados pelo instituto, no cenário de pesquisa estimulada, em que são apresentados os nomes dos candidatos, Hugo Rosal lidera com 63%, contra 34,33% de Roberto Leal, uma vantagem de mais de 28%. Não sabem/não opinaram representam 2%, enquanto apenas 0,67% afirmaram que votarão branco ou nulo.
Outro ponto foi o questionamento sobre rejeição, Roberto Leal possui 56,67% de rejeição, contra 32,67% de Hugo Rosal, conforme os dados abaixo:
Hugo Rosal ampliou sua vantagem, dentro da margem, se comparados os dados da pesquisa anterior, realizada nos dias 3 e 4 de julho, quando aparecia com 61% na ocasião.
Pedido de impugnação da pesquisa negado
A divulgação do resultado da pesquisa estava prevista para o dia 26/08/2024. Acontece que no dia 24 agosto, o presidente do Partido Social Democrático, Sr. Joao Carlos Andrade Cavalcante, apresentou representação eleitoral pedindo a impugnação da pesquisa e o impedimento da divulgação do resultado.
O requerente alegou indícios de manipulação e desproporcionalidade na aplicação dos questionários, usando com o base para o requerimento a quantidade de domicílios de cada região.
Alegou também a repetição do Plano de aplicação dessa pesquisa com outra realizada anteriormente.
O Excelentíssimo senhor juiz ANDERSON BRITO DA MATA, da comarca de Cristino Castro – PI, expediu decisão no dia 27/08/2024 as 15h38, negando o pedido do requerente.
No pedido de impugnação o requerente utilizou o parâmetro casas, não mencionando em nenhum momento eleitores, conforme abaixo:
Sobre a repetição do plano o Exmo. Juiz menciona que não há qualquer ilegalidade, inclusive menciona o fato de que a primeira pesquisa registrada pelo instituto no município não houve nenhum questionamento.