A partir desta segunda-feira (02), as operadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o licenciamento e a ativação de estações de 5G em mais 52 municípios do Piauí. A Anatel é vinculada ao Ministério das Comunicações.
A informação foi divulgada na última terça-feira (27), após uma reunião ordinária do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi).
Com essa liberação, o Piauí se junta a outras 21 unidades da federação que têm todos os seus municípios liberados para a ativação de estações 5G. Vale destacar que a liberação da faixa de frequência não significa a instalação imediata das redes 5G nas localidades, uma vez que isso depende do planejamento individual de cada operadora.
Para facilitar o acompanhamento da sociedade, o Gaispi disponibiliza um painel de dados que apresenta os municípios onde a faixa de 3,5 GHz já foi liberada, além do planejamento aprovado pelo grupo para as próximas liberações.
Nos dashboards disponíveis no painel de dados da Anatel, é possível consultar informações detalhadas sobre os municípios com a faixa já liberada, as cidades, os bairros e a quantidade de estações licenciadas do 5G standalone na faixa de 3,5 GHz, assim como os aparelhos celulares certificados para uso do 5G.
https://informacoes.anatel.gov.br/paineis/espectro-e-orbita/gaispi-liberacao-e-planejamento-3-5-ghz
https://informacoes.anatel.gov.br/paineis/outorga-e-licenciamento/estacoes-do-smp
https://informacoes.anatel.gov.br/paineis/certificacao-de-produtos/celulares-em-5g
Confira a lista dos municípios: