SETEMBRO AMARELO
MÊS DE VALORIZAÇÃO A VIDA
Caro leitor, hoje o tema vai trazer uma reflexão em relação a um assunto ainda identificado como TABU pela sociedade, o Suicídio.
Saibam que todos nós devemos conscientizar uns aos outros da importância de ESCOLHER A VIDA e lembrar que SE PRECISAR, PEÇA AJUDA!
O suicídio é uma triste realidade que afeta toda a sociedade. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) em 2019 foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo mundo, no Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.
Sabe-se que a maioria dos casos de suicídio estavam relacionados a doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Por isso é importante a avaliação/tratamento psiquiátrico e psicológico adequado. Lembrando que pode estar associado ou não a transtornos mentais.
É de suma importância, haver um diálogo recorrente entre família e amigos e sempre questionar: COMO VOCE ESTA SE SENTINDO HOJE? Cabe A CADA UM DE VOCÊS QUEBRAR O PRECONCEITO em relação a procurar ajuda psicológica ou psiquiátrica.
O suicídio é um ato de desespero de quem já não percebe alternativas para lidar com a dor, por isso cabe a cada um de nós identificar aquela pessoa que está sempre dizendo frase como: “EU NÃO SEI COMO RESOLVER ISSO” ou “EU NÃO VEJO MAIS SENTIDO NA VIDA’, e orientar esta pessoa a procurar ajuda.
Quem faz terapia costuma dizer que “TERAPIA É VIDA”, e sim, é vida, e é na terapia que você pode ter alguém que possa confiar, que irá te acolher sem julgamentos e se você realmente quiser ENCONTRAR A PAZ QUE PROCURA e uma qualidade de vida além do físico a SAÚDE MENTAL. Sendo assim:
Segue 7 comportamentos que PREJUDICAM sua SAÚDE MENTAL:
Então me diz, VOCE ESTA PRATICANDO ESSES COMPORTAMENTOS? Se sim, PARE, PENSE e REFLITA, procure ajuda com psiquiatra e/ou psicólogo para te ajudar a compreender suas emoções e comportamento ou LIGUE 188 (CVV: Centro de Valorização a Vida) é um serviço gratuito e funciona como uma rede de acolhimento e apoio ou acesse o site:https://cvv.org.br/ ou acesse o Instagram @cvvoficial. E SE PRECISAR DE AJUDA, PEÇA! Sempre existe alguém que se importa com você.
Texto acima é da Psicóloga Jhenifer Araújo.