O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PI) considerou fraudulenta e eivada de irregularidades a pesquisa do Instituto Credibilidade divulgada em Redenção do Gurgueia. Por unanimidade, a Corte eleitoral multou o Instituto Credibilidade em R$ 53.205,00. A ação foi julgada na tarde desta segunda-feira (09/09).
A Comissão Provisória do Partido Progressistas acionou o Tribunal Regional Eleitoral que argumentou que a estatística estava com distorção significativa com intuito de enganar o eleitorado.
A pesquisa foi divulgada em 17 de junho, e compartilhada por Arley Borges em suas rdes sociais, e apontava uma ligeira vantagem, dentro da margem de erro, do candidato a prefeito sobre a candidata Nildinha Soares.
A Procuradoria Regional Eleitoral e o relator do processo, o juiz José Maria de Araújo Costa votaram a favor da multa de R$ 53 mil e afirmaram que a pesquisa não foi registrada e tinha falha no plano de amostragem.
Os magistrados classificaram a pesquisa como “sem confiança, com intuito de desequilibrar o pleito eleitoral e confundir os eleitores de Redenção do Gurgueia”.
Assista à Sessão Judiciária Ordinária da Justiça Eleitoral do Piauí: