O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) julgou irregular a prestação de contas de gestão do município de Uruçuí, Francisco Wagner Pires Coelho referente ao exercício financeiro de 2021. A decisão, tomada por unanimidade pela Primeira Câmara do tribunal, resultou na aplicação de multa no valor de 700 UFR-PI ao ex-gestor, devido a uma série de falhas detectadas na administração.
Entre as irregularidades apontadas estão a realização de pagamentos sem cobertura contratual, cadastramento de contratos e aditamentos fora do prazo, e falhas na utilização do pregão eletrônico, que descumpriram normas estabelecidas pelo TCE-PI. Um dos principais pontos do julgamento foi o pagamento indevido no valor de R$ 501.883,35 por serviços de limpeza pública, que não contaram com a comprovação adequada de execução.
Outro ponto crítico mencionado no julgamento foi a contratação de pessoal temporário sem atender aos critérios constitucionais, além de falhas na manutenção da frota de veículos e no controle interno da prefeitura.
Em sua defesa, o advogado do ex-prefeito, Wildson de Almeida Oliveira Sousa, sustentou que as falhas apontadas pela Diretoria de Fiscalização de Gestão e Contas Públicas (DFCONTAS) foram esclarecidas. No entanto, o TCE-PI, acompanhado da manifestação do Ministério Público de Contas, decidiu manter a condenação com base nos relatórios técnicos.