As queimadas nos municípios de Elizeu Martins e Canto do Buriti, no Sul do Estado, atingiram áreas dentro do Parque Nacional Serra das Confusões, um dos maiores de preservação ambiental do país. O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) enviou 13 brigadistas federais para a região. Bombeiros e brigadistas do Parque Nacional Serra da Capivara também ajudam na contenção do fogo.
O incêndio dura mais de uma semana e já destruiu uma parte do parque nos dois municípios.
O Parque Nacional da Serra das Confusões foi criado em 1998 e com mais de 800 mil hectares é uma das principais unidades de conservação da Caatinga. O parque está localizado nos municípios de Alvorada do Gurguéia, Bom Jesus, Brejo do Piauí, Canto do Buriti, Caracol, Cristino Castro, Curimatá, Guaribas, Jurema, Redenção do Gurguéia, Santa Luz e Tamboril do Piauí. A Unidade de Conservação abriga algumas espécies em extinção como a jacutinga, onças parda e pintada, o veado-campeiro, o tatu-canastra, bola o tamanduá-bandeira e o guariba-preto.
O instrutor e supervisor de brigadista federal do Ibama, Francisco Valeriano, informou que o fogo foi controlado, mas que está em monitoramento, devido aos focos de incêndios.
“O fogo está em área de transição, mas dentro da unidade e está em monitoramento de extinção com vigilância da área queimada”, disse Valeriano.
Segundo ele, as regiões mais críticas são a sul e extremo sul. Segundo relatório do Ibama, sobre as causas do incêndio a maioria é provocada pelo homem, principalmente para caça e queimada de lixo.
“O que estamos orientando é não atear fogo para nada, evitar em qualquer situação. Estamos com baixa umidade do ar, aumento de temperatura e vento que a união desses três fatores é fatal”, disse Valeriano.
Piauí já registra 1.800 focos de incêndios
Na primeira quinzena de setembro, o Piauí já registrou 1.808 focos de incêndios, segundo Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (INPE). Comparando com o mesmo período do mês anterior, houve aumento de mais de 400 focos.
Brigadistas do Piauí vão para o Xingu
Um total de 12 brigadistas federais foram enviados para conterem o incêndio de grande proporção que atinge Parque Indígena Xingu em São Félix do Araguaia, em Cuiabá.