A reforma do Campus Dom José Vasquez Diaz, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), em Bom Jesus, já tem 75% dos serviços executados. A obra executada pelo Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) recebe investimentos da ordem de R$ 3.500.829 e deve ser concluída em novembro.
Até o momento, o telhado foi 100% revisado; as salas de aula foram pintadas e a fachada está 95% concluída. As instalações elétricas estão com 80% dos serviços executados e o piso em granilite está pronto.
A iniciativa busca proporcionar melhorias essenciais na infraestrutura do campus, beneficiando diretamente estudantes, professores e funcionários.
O mestre de obras Elielson Bezerra, que comanda a equipe de operários, disse que o andamento da reforma está em ritmo acelerado. "Nós estamos com 75% da obra concluída, sendo que os quatro blocos em volta do pátio já estão 90% prontos. Estamos só na fase de pintura e alguns acabamentos", pontua o operário.
O diretor do campus, professor Gasparino Batista de Sousa, ressaltou que a reforma é um sonho antigo da comunidade acadêmica e da sociedade de Bom Jesus. A obra contempla a melhoria das salas de aula, das dependências administrativas, o teto e o piso foram trocados. "Vamos receber um campus com novos mobiliários em todas as salas de aula, que também terão data show. Teremos bebedouros novos e laboratório de informática", comemora o gestor.
"Agradecemos ao governador Rafael Fonteles pela sensibilidade que tem tido com a Uespi, e também ao reitor Evandro Alberto, que tem buscado melhorias para todos os campi", frisa Gasparino.
Para a professora Dryelle, a reforma vai ampliar o ensino, a aprendizagem, a pesquisa e a extensão. "Vai trazer a comunidade para dentro dos nossos espaços acadêmicos, com a ampliação dos laboratórios e a brinquedoteca que vai ficar bem melhor agora depois da reforma", pondera a docente. Segundo ela, a reforma também vai melhorar a autoestima dos alunos e professores.
O estudante do curso de Direito, Henrick Folha, afirmou que a reforma da Uespi é importante porque vai facilitar o acesso aos livros e à sala de informática, bem como ao data show.
"Os alunos vão aprender melhor e a Uespi vai crescer nas avaliações. Além disso, as oportunidades serão maiores para a cidade de Bom Jesus", resume o aluno.