Dois brigadistas municipais morreram após tentarem conter um incêndio florestal, na segunda-feira (23), em Uruçuí. O primeiro brigadista morreu no local, mas o segundo faleceu no hospital, nesta terça-feira (24), após sofrer queimaduras severas.
As vítimas foram identificadas como José Almir Portugal, de 50 anos, que faleceu no local, e Edinelson Maciel, de 30 anos, que morreu no hospital.
A hipótese inicial é de que as vítimas estavam combatendo as chamas de um lado quando foram encurraladas por fogo vindo de outro lado. Ainda não se sabe como e quando o incêndio começou. A Polícia Civil do Piauí investiga a causa.
Ao g1, o delegado Wanderlan Nunes afirmou que requisitou perícias médicas nas vítimas e no local. Os laudos periciais devem integrar o inquérito do caso.
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMEPI) chegou a ser acionado para auxiliar no combate aos incêndios na região, mas, o órgão afirmou não ter sido chamado para a ocorrência que vitimou os brigadistas, apenas para resgatar os dois.
Conforme familiares, além de fazerem parte da brigada municipal, José Almir era mototaxista e pastor de uma igreja evangélica e Edinelson trabalhava em uma fábrica de refrigeração. José Almir atuava como brigadista há cerca de 10 anos.
Em nota, o prefeito de Uruçuí, Wagner Coelho (Progressistas), lamentou a morte dos brigadistas e manifestou seus pêsames às famílias. Confira ao fim da reportagem.
Uruçuí vive um momento de luto após um incêndio florestal de grandes proporções ocorrido ontem (23). Lamentamos profundamente a perda do brigadista municipal José Almir Portugal, que honrou sua profissão e deixa um legado de coragem e determinação. Neste momento difícil, o prefeito Dr. Wagner Coelho, em nome da Prefeitura Municipal de Uruçuí, da SEMMAN e da brigada municipal, presta solidariedade aos familiares e amigos das vítimas. Expressamos nossas condolências e oferecemos conforto às famílias enlutadas e aos familiares e amigos das vítimas. Expressamos nossa condolência e oferecemos conforto às famílias enlutadas.
Uruçuí vive mais um momento de luto após a perda de outro valoroso brigadista municipal, Edinelson Maciel, que faleceu hoje, 24 de setembro, devido a queimaduras severas. Edinelson honrou sua profissão com coragem e determinação, deixando um legado de bravura. Neste momento difícil, o prefeito Dr. Wagner Coelho, em nome da Prefeitura Municipal de Uruçuí, da SEMMAN e da brigada municipal, presta solidariedade aos familiares e amigos de Edinelson. Expressamos nossa profunda condolência e oferecemos nosso conforto às famílias enlutadas.