A Aegea venceu o leilão de concessão dos serviços de água e esgoto para as 224 cidades do Piauí. A empresa foi a única interessada no certame e ofereceu desconto de 1% sobre a tarifa a ser cobrada pelo serviço e o valor mínimo de outorga, de R$ 1 bilhão.
O leilão aconteceu nesta quarta-feira (30), na sede da Bolsa de Valores brasileira, a B3, em São Paulo.
O objeto do leilão consiste na gestão dos serviços de operação, manutenção e exploração dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário nos municípios da MRAE, contemplando 5.253 km de rede de água e 601 km de rede de esgoto. Segundo o governo do Piauí, o investimento é de R$ 8,6 bilhões ao longo da concessão.
O prazo da concessão é de 35 anos. O projeto tem como objetivo a universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
O plano prevê que 99% da população será atendida com abastecimento de água até 2033 e 90% com esgotamento sanitário até 2040. O projeto inclui também a população rural do estado, sem se limitar à zona urbana dos municípios, sendo o primeiro projeto de saneamento do país a abranger esse público.