Piauí registrou 445 casos de HIV entre janeiro e novembro de 2024. Segundo dados epidemiológicos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), também foram registrados 139 casos de AIDS no estado.
De acordo os dados do Sinan, a faixa etária que mais apresentou novos casos foi a de 20 a 49 anos, predominantemente o público do sexo masculino. Para combater o aumento dos casos, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) deve realizar, no mês de dezembro, ações de incentivo a prevenção combinada.
A coordenadora de Infecções Sexualmente Transmissíveis da Sesapi, Karina Amorim, destaca que a disseminação de informações sobre a prevenção combinada é a estratégia mais efetiva para o enfrentamento da epidemia, principalmente em como diferenciar os diagnósticos.
“Quem está com HIV, são as pessoas diagnosticadas com o vírus, e, portanto, tem a infecção. As pessoas com AIDS têm o vírus e já manifestam a doença, ou seja, com o comprometimento da imunidade e outras doenças oportunistas”, explica.
Dados anteriores
Durante os anos de 2015 e 2023, o Sinan registrou 3.279 de casos de AIDS em adultos. Segundo o sistema, desse total, 49% eram pessoas com 20 a 34 anos, sendo elas compostas 74% das pessoas infectadas por homens.
Ações de prevenção combinada
No último domingo (1º), foi celebrado o dia mundial da luta contra a Aids. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou que durante o mês de dezembro irá realizar ações de mobilização de luta contra o HIV, a Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
As ações da campanha serão voltadas prioritariamente ao público jovem, buscando incentivar a prevenção combinada. Confirma a programação:
Seminário de Prevenção da Transmissão Vertical de HIV e Sífilis: sexta-feira (06), a partir das 8h, no Centro de eventos Sucesso.