O jogador de futebol Janff Carlos Santana, de 28 anos, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) na noite desta sexta-feira (3), em Parnaguá, extremo sul do estado, onde passa férias.
Janff estava em casa com a família, quando se sentiu mal, caiu e bateu a cabeça. Ele foi encaminhado para o hospital região de Corrente por volta das 20h, onde foi feita uma tomografia e constatado o AVC hemorrágico. A Secretaria de Saúde está agilizando a transferência do atleta para outra Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Desde então, a família travou uma batalha para conseguir regulação para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aguardando vaga, já que a cidade que fica a 900 km de Teresina, com 20 cidades no entorno, não possui leito de UTI ou ambulância com uma unidade intensiva para pacientes de alta complexidade.
Na manhã deste sábado (4), por volta das 9h, a regulação autorizou a ida do paciente para o hospital regional Tibério Nunes em Floriano, que fica a cerca de 600 km de Corrente.
A regulação de UTI pelo sistema Hidra da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi) funciona para o estado todo e deve obedecer as regras para que seja feita a regulação, a principal é a ordem da fila única para uma UTI. Ele era o quinto dessa fila.
O estado dele é considerado gravíssimo.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o secretário estadual de saúde, Antônio Luiz, afirmou que até o meio deste ano, o Governo deve entregar as Unidades de Terapia Intensiva nas cidades de Corrente, Uruçuí e Valença.
Janff Carlos foi um dos destaques do Resenha na conquista do título da Copa do Brasil de Fut7 em junho do ano passado. No Piauí, o jogador também foi destaque no Espartanos e Bendito onde conquistou títulos estaduais.
O pai de Janff morreu há um ano vítima de AVC.