O Programa Piauí Saúde Digital tem transformado a realidade do atendimento médico no estado, levando mais eficiência, agilidade e acessibilidade à população. Lançado pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o programa utiliza a tecnologia para ampliar o alcance dos serviços de saúde, permitindo que os piauienses tenham acesso a consultas, diagnósticos e até prescrições médicas de forma remota, sem a necessidade de se deslocarem para hospitais.
Com a implantação de telemedicina, o Piauí Saúde Digital conecta pacientes oferecendo atendimentos em diversas especialidades, como ginecologia, dermatologia, neurologia, psiquiatria, cardiologia, endocrinologia, pediatria e ortopedista, além das especialidades não médicas de psicologia e nutrição. O programa facilita o agendamento de consultas e a realização de exames, otimizando os serviços de saúde e reduzindo as filas de espera.
Em apenas um ano de implementação, o Piauí Saúde Digital já atendeu milhares de piauienses. O programa está presente em 222 municípios, tendo realizado mais de 250 mil procedimentos (consultas e exames) desde a sua implantação no ano passado. O estado conta com mais de 1.000 Unidades Básicas de Saúde (UBS) equipadas com as salas do programa.
Em Palmeira do Piauí o programa também está presente e quem necessitar deverá procurar a Secretaria Municipal de Saúde até o dia 20 de cada mês para realizar o agendamento. Os pontos de atendimento são: a UBS Rosalina Rosal (Sede) e UBS Chico Mendes (Povoado São Francisco).
É preciso utilizar a tecnologia para otimizar os atendimentos e assim, levar atendimento com especialistas para os lugares mais distantes dos grandes centros médicos. Já teve inúmeros atendimentos em Palmeira com diagnósticos precisos que trouxeram mais conforto e agilidade para o paciente.
“O Piauí Saúde Digital é um marco na saúde de nosso estado e também em nossa cidade. Estamos ampliando a saúde digital programa já implantado em nossa cidade que tem como objetivo facilitar o acesso à saúde com consultas para vários especialistas aonde as mesmas são acompanhadas pelo enfermeiro auxiliando o paciente”, disse a Secretária Municipal de Saúde, Carmilene Rodrigues.