A empresa de aviação Azul anunciou a suspensão das linhas áreas para a cidade de São Raimundo Nonato, uma das principais portas de entrada para o Parque Nacional Serra da Capivara, no Sul do Piauí. Em 2024, o principal sítio arqueológico das américas registou um novo recorde de visitações com quase 40 mil turistas, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio).
Outros estados do Nordeste também terão voos suspensos, como o Maranhão, Ceará e Rio Grande do Norte. No caso do Piauí, a empresa argumenta que a decisão surge após uma ‘série de fatores que vão desde o aumento nos custos operacionais da aviação, impactados pela crise global na cadeia de suprimentos e a alta do dólar, somadas às questões de disponibilidade de frota e de ajustes de oferta e demanda’.
“São Paulo, 9 de janeiro de 2025 - A Azul informa que está sempre avaliando as possibilidades e necessidades de mercado e, consequentemente, mudanças fazem parte do planejamento operacional. Como empresa competitiva, a companhia reavalia constantemente as operações em suas bases, como parte de um processo normal de ajuste de capacidade à demanda. Sendo assim, a companhia anuncia que irá suspender operações na cidade de São Raimundo Nonato (PI), a partir do dia 10 de março devido a uma série de fatores que vão desde o aumento nos custos operacionais da aviação, impactados pela crise global na cadeia de suprimentos e a alta do dólar, somadas às questões de disponibilidade de frota e de ajustes de oferta e demanda”, diz o comunicado.
Após a notícia, o Prefeito de Coronel José Dias, Dr. Victor Carvalho, informou que já fez contato com os deputados Georgiano Neto e Júlio César para realizarem uma reunião de urgência com a presidência da companhia para reverter essa situação. Para ele, a suspensão pode impactar negativamente toda a região turística.
“Antes, os voos eram de quinta e domingo. E a Azul, devido a quantidade de passageiros, ampliou para terça, quinta e domingo. Inclusive saiu várias notícias no ano de 2024 que outras aviações queriam entrar nessa rota devido a quantidade de passageiros. E agora no início de 2025, saiu essa notícia na mídia que não vai ter mais voos. O Aeroporto Serra da Capivara em São Raimundo Nonato, nós temos que agir e já conversei com o deputado Georgiano Neto, vou conversar com o prefeito Rogério Castro e todos os prefeitos da região para a gente atuar em conjunto para que isso não aconteça. É um prejuízo incalculável para o território da Serra da Capivara”, destaca o gestor.
Em 2023, a empresa ampliou o número de operações no aeroporto. A rota, que já contava com dois voos semanais nas quintas e domingos, passa agora a ter também às terças-feiras. A região abriga o Parque Nacional Serra da Capivara, Patrimônio Cultural da Humanidade, com a maior concentração de sítios arqueológicos da América.