Na noite deste sábado (11) a recém-nascida de 25 semanas encontrada em matagal no município de Dom Expedito Lopes, foi transferida para a maternidade Evangelina Rosa, em Teresina.
A regulação ocorreu às 20h30, onde o traslado da bebê é feito em ambulância avançada. Uma equipe multidisciplinar composta por médico, enfermeira e fisioterapeuta.
O bebê foi encontrado abandonado em matagal na cidade de Dom Expedito Lopes, distante 289 quilômetros de Teresina. Acreditava-se que se tratava de uma recém-nascida porque no local foram encontrados vestígios do parto, o que parece ser placenta e o bebê ainda apresentava o cordão umbilical. Ela foi encaminhada ao Hospital Regional Justino Luz, na cidade de Picos, distante 28 quilômetros de Dom Expedito Lopes.
O Cidadeverde.com apurou que o estado de saúde do bebê é considerado gravíssimo. Em nota, o Hospital Regional Justino Luz estima a bebê tenha nascido entre a 24 a 26 semana de gestação (em torno de seis meses de gestação).
"RN sexo feminino de aproximadamente 24 a 26 semanas, foi encontrado por munícipes próximo ao posto São Lucas, município de Dom Expedito Lopes. Deu entrada no Hospital Regional Justino Luz em gasping (respiração curta e agonizante) com tiragem intercostal e cianose. Foi prontamente atendida na unidade sendo intubada e assistida pela equipe. Será regulada para serviço de referência", diz a nota.
Segundo o sargento Nunes, do Grupamento da Polícia Militar de Dom Expedito Lopes, a criança foi encontrada por um funcionário que cuida da rede de abastecimento de água na Serra dos Pinheiros, por volta das 13h40.
"Ele está indo até o poço para ligar a bomba para encher a caixa d'água, que atende as comunidades próximas e ouviu um choro de bebê. Ele ficou tão assustado que saiu correndo para pedir socorro. Um casal que estava passando na rodovia parou e o ajudou. Pegaram a criança e levaram para o Hospital Regional Justino Luz, na cidade de Picos", disse.
Segundo os moradores da região, a criança foi encontrada em uma área de baixada, uma espécie de buraco, coberta com uma camisa de cor preta. Ainda segundo os moradores, a recém-nascida é muito pequena e pode ter nascido prematura.