Agricultores familiares do município de Alvorada do Gurgueia estão tendo suas propriedades invadidas pelas águas do Rio Gurgueia. São plantações já quase no ponto de colheita que estão sendo perdidas.
De acordo com Moaci Pires, extensionista rural do antigo Emater, hoje Secretaria de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (SADA), a situação é preocupante.
“A SADA local, fica com as mãos atadas para dar suporte. Só assistindo o prejuízo. Essa situação já foi relatada as autoridades competentes e até o momento não obtivemos o retorno”, garante.
Neste momento o Rio Gurgueia está muito voraz sendo arriscado atravessar de canoa, inclusive com uma ponte de acesso interditada na comunidade Capitão do Campo, relata Moaci.
Na comunidade “Pintada” o rio já invadiu plantações já quase no ponto de colheita foi o que aconteceu com o agricultor Jose Avertane que perdeu uma plantação inteira de milho. “Para trabalhar com roça tem que ter coragem. Essas perdas fazem parte da vida. Só numa roça perdi 18 tarefas de milho quase no ponto de colheita. Na hora que a água recuar vamos conseguir força para novamente fazermos outra plantação”, desabafa o agricultor.