O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) anunciou, nesta segunda-feira (17), que irá instalar um atendimento exclusivo para que os candidatos de exames práticos solicitem acesso a vídeos e áudios captados durante as provas, em Teresina.
O sistema de protocolo será instaurado no prédio Davi Solano, onde ocorrem os exames práticos na capital e entrará em vigor após o carnaval, no mês de março. O usuário, ao sair da prova prática, poderá, em até cinco dias úteis, solicitar as mídias, que serão disponibilizadas em até 48 horas.
Para solicitar, somente pelo candidato pode ter acesso e pode requisitar de forma online via sistema SEI ou presencialmente, no prédio Sede, Av. Industrial Gil Martins, e Postos do Interior.
Segundo a diretora-geral do Detran, Luana Barradas, o órgão trabalha para que esse prazo seja reduzido e o usuário tenha acesso aos vídeo e aos áudios de forma mais rápida.
"A partir do segundo semestre, vamos utilizar Inteligência Artificial, com a qual o cidadão vai poder pegar seu resultado ou a sua solicitação de contestação de forma imediata. Ele faz o pedido e na mesma hora terá acesso ao vídeo e ao relatório do seu exame prático", informou a diretora-geral.
A medida permitirá ao aluno ter acesso e mais transparência em relação aos eventuais erros cometidos durante o exame, como também comprovar por vídeo todos os eventos ocorridos no percurso da prova.