Um idoso identificado como José Orlando, de 65 anos, sofreu uma parada cardiorrespiratória, quando há interrupção simultânea das funções cardíaca e respiratória, neste sábado (12), em uma igreja localizada no bairro Porto Alegre, zona Sul de Teresina. Ele foi reanimado após atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Segundo a Fundação Municipal de Saúde (FMS), a equipe foi acionada para socorrer um paciente em estado grave dentro do templo religioso. Populares iniciaram as manobras de reanimação antes da chegada do Samu.
O médico urgentista Elvis Martins informou que o idoso, que é hipertenso, precisou ser reanimado com o uso de um desfibrilador.
“Quando chegamos, verificamos que ele apresentava um ritmo cardíaco que possibilitava a reversão por meio de choque. Utilizamos o desfibrilador e, após três choques e manobras de reanimação, ele recuperou o ritmo cardíaco normal”, explicou.
O condutor da ambulância também destacou o apoio da população, que ajudou a liberar o trânsito durante o trajeto até a igreja. Após ser estabilizado, José Orlando foi encaminhado ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT), onde segue em atendimento.