O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) determinou uma série de medidas ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) e à Empresa de Tecnologia da Informação do Estado (Etipi) após identificar falhas na emissão de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH). O caso foi analisado em sessão virtual do Pleno realizada entre os dias 2 e 6 de junho deste ano.
A fiscalização foi conduzida pela Divisão de Fiscalização da Desestatização, Regulação e Tecnologia da Informação (DFContratos 5), que apontou problemas na estrutura e no funcionamento do sistema de CNH do estado.
Entre os principais problemas encontrados estão:
Diante das falhas, o TCE determinou que o diretor-geral do Detran apresente, em até 90 dias, um plano de ação com medidas para corrigir os problemas. Entre as exigências estão:
Também foi determinado que o Detran e a Etipi apresentem, no mesmo prazo, um plano conjunto para garantir a integração do sistema com os relatórios da empresa responsável pela confecção das CNHs, assegurando que os motoristas sejam avisados previamente sobre qualquer problema nas imagens.
O contrato analisado pelo TCE tem valor de R$ 19,7 milhões e foi firmado com a empresa Search Informática Ltda., com vigência de 24 meses, entre outubro de 2023 e outubro de 2025. O serviço envolve a implantação de soluções tecnológicas para habilitação, veículos, multas e atendimento ao público.
Mesmo com o encerramento formal do processo de monitoramento, o Tribunal reforçou que poderá retomar as fiscalizações para verificar se as determinações foram cumpridas.