Preços baixos é na loja ASTRO-REI de Bom Jesus, realize o seu sonho agora mesmo...
Rechaud top
kamila Vargas
Senac - topo
Center cell
PIAUÍ

Placa padrão Mercosul é adotada no Piauí

Nova placa passa a ser usada em todos os veículos.

04/09/2019 08h45Atualizado há 3 semanas
Por: Felipe/Gilbués

As novas placas de veículo no padrão do MERCOSUL foram lançadas na manhã desta terça-feira (3), pelo Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (DETRAN-PI), no Palácio do Karnak. O novo formato das placas já é adotado em sete estados do Brasil.

Na solenidade, o diretor geral do DETRAN-PI, Arão Lobão, disse que o Piauí passa a seguir a legislação nacional e a nova placa passa a ser usada em todos os veículos desde motocicletas até caminhões de grande porte. Segundo ele, as novas placas irão trazer mais segurança e agilidade na fiscalização por meio do armazenamento de dados do veículo, possibilitando saber o real estado que se encontra.

Lobão acrescenta que a mudança se faz necessária diante do agravante aumento de casos de roubo e clonagem de veículos em todo Brasil. “O modelo visa, sobretudo, dar mais segurança e qualidade na fiscalização. Dentre as mudanças, destaco o QR Code, que vai possibilitar, por meio de leitura de aplicativo no celular, saber o histórico do veículo. O Piauí já está com fabricantes e estampadores credenciados, que é de competência do Denatran e DETRAN respectivamente”, disse.

O modelo terá um QR Code que identificará os dados de confecção, desde a identificação do fornecedor até o número, data, ano e modelo de fabricação do carro. Já esta sendo emitidos documentos com o novo padrão de placas e a partir de hoje a população passa a usufruir desse sistema.

Quem quiser fazer a troca voluntariamente ou realizar serviços que envolverem novas placas já receberá o modelo MERCOSUL. As operações são: emplacamento de carro zero-quilômetro, transferências de jurisdição e alteração de categoria.  

  • Placa padrão Mercosul é adotada no Piauí
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.